Buscar

Índice de Desenvolvimento Humano de Ibiá é considerado alto segundo IDHM



De acordo com dados oficiais do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), a cidade de Ibiá ocupa a 135ª posição entre os 853 municípios mineiros. Com um valor de 0,718, o índice de Ibiá é considerado alto, segundo a avaliação.

IDH não é pesquisa de cidade mais bonita, mais turística ou coisas do tipo e sim um cálculo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). São cálculos baseados em informações repassadas por prefeituras aos Governos Estaduais e Federais. Dados dos países também são repassados à ONU para avaliação do IDH dos países.

Para se calcular o IDHM são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013. A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. O levantamento do IDH é feito a cada 10 anos. Este foi feito em 2010. O próximo será em 2020. O IDH é realizado no mundo inteiro. Mede-se o IDH dos países e cada país faz o IDHM dos seus municípios, baseado na metodologia da ONU. São dados oficiais, usado pelos governos municipais, estaduais e Federais de todos os países do mundo. Não se leva em conta belezas arquitetônicas e nem naturais.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH são:


– Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada;


– Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior;


– Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população, reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.



O Índice de Desenvolvimento Humano varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1, maior o IDH de um local.

Muito alto, de 0,800 a 1;(2 municípios).

Alto, de 0,700 a 0,799;(226 municípios).

Médio, de 0,600 a 0,699;(552 municípios).


Baixo, de 0,500 a 0,599;(73 municípios).


Muito baixo, de 0 a 0,499;(nenhum município).

Fonte de Pesquisa: Brasil Escola e Atlas Brasil


#Cidade #Destaque

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png