top of page
Buscar

Alcool e direção: Uma combinação fatal

O álcool afeta vários órgãos do corpo humano. Dentre eles, o mais importante sob o ponto de vista da segurança é o cérebro, onde são processadas as informações necessárias para a direção do veículo. O álcool altera a capacidade de perceber a situação, a coordenação motora e a capacidade de julgamento da situação.

Motoristas alcoolizados dependem de maior tempo de observação para avaliar situações de trânsito, mesmo as mais comuns. Quando em situações inesperadas, que dependem de reações rápidas, fica quase impossível a tomada de decisão. O motorista se fixa num único ponto de atenção, não conseguindo prestar atenção em outros fatores também importantes. A eliminação do álcool pelo organismo leva pelo menos uma hora, mas varia conforme a quantidade ingerida. A concentração de álcool no sangue traz conseqüências que podem ser fatais. Em quantidades mínimas até 0,2 gramas por litro de sangue (correspondente à 1 copo de cerveja, 1 cálice de vinho ou ½ dose de bebida destilada – relativo ao peso corpóreo), não produz efeito aparente na maioria das pessoas. (Gramas de álcool por litro de sangue) De 0,2 a 0,5 a sensação é de tranqüilidade, sedação; reação mais lenta aos estímulos sonoros e visuais, dificuldade de julgamento de distância e velocidade. De 0,5 a 1,5 aumenta o tempo de reação a estímulos, reduz a concentração e a coordenação, provoca alteração no comportamento (fala muito, fica extrovertido…) De 1,5 a 3,0 ocorre intoxicação, descoordenação geral, confusão mental, visão dupla, desorientação. De 3,0 a 4,0 o indivíduo poderá ficar inconsciente e às vezes em coma. Quando ingerido 5,0 gramas de álcool por litro de sangue pode ser fatal e levar o indivíduo à morte.

Preste atenção nestas dicas: Situações como uma criança atravessando a rua, sair de uma fechada de outro veículo ou até mesmo desviar de um buraco, necessitam de uma tomada de decisão rápida, o que não ocorre com quem está embriagado. Desta forma, coloca em risco a própria vida e a vida de outras pessoas, então:  a)Se vai pegar a estrada, não beba. b)Se você bebeu, não dirija. Peça a outra pessoa que o faça, ou espere até que o efeito do álcool tenha passado. c)Evite sair com alguém embriagado. Se for de extrema urgência, se ofereça para pegar a direção.

Seja prudente e use o bom senso nessas situações. Fonte: Revista Shell Responde – nº. 23 ACIDENTE DEIXA DUAS JOVENS MORTAS EM IBIÁ


O final de semana foi trágico para 4 famílias ibiaenses, sendo mais triste para duas destas famílias que perderam, de forma brutal, entes queridos.




Um grave acidente aconteceu no último sábado, (09/07/2011) na avenida José Cambraia, próximo ao Terminal Rodoviário quando um carro bateu violentamente em uma carreta provocando a morte de duas jovens e ferindo gravemente outras duas pessoas que estavam no carro. Uma das jovens estava grávida de 3 meses.




Segundo testemunhas, o motorista do carro dirigia em alta velocidade e de acordo com a policia militar a carreta trafegava com os faróis desligados. 

No local do acidente é proibido o trânsito de caminhões e carretas, conforme sinalização na Av. Bartholomeu R. de Paiva. O motorista da carreta nada sofreu e foi levado para delegacia de polícia civil.


Commentaires


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page