top of page
Buscar

Alerta: Efeito "El Niño" pode elevar temperatura acima dos 40ºC em Ibiá

O El Niño é responsável por criar uma massa de ar quente e seco sobre as regiões centrais do Brasil.

Rua Vinte, Centro de Ibiá - Imagem: Alex Souza


Uma nova e intensa onda de calor está encerrando o período de inverno no país, e várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba podem testemunhar recordes de temperatura para esta época do ano. Em Ibiá, no Alto Paranaíba, a previsão é de que os termômetros alcancem impressionantes 41°C na próxima segunda-feira, dia 25. Antes disso, durante a semana, os termômetros devem atingir a marca dos 40ºC.


Os meteorologistas explicam que esse clima quente não ocorre por acaso, mas é resultado do fenômeno conhecido como El Niño, amplamente discutido nas aulas de Geografia. O El Niño é responsável por criar uma massa de ar quente e seco sobre as regiões centrais do Brasil.


Durante a semana, especialmente entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22), os termômetros continuarão a subir, com a possibilidade de temperaturas ultrapassando os 40 °C em Ibiá e várias cidades da região.


Devido à influência da massa de ar quente associada ao El Niño, não há previsão de chuva e a formação de nuvens nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais é praticamente inexistente. Além disso, a umidade relativa do ar atingirá níveis alarmantes, permanecendo abaixo de 20%, o que pode ser prejudicial à saúde.


Enfrentar uma onda de calor de mais de 40°C pode ser perigoso. Aqui estão alguns cuidados importantes para você proteger a sua saúde:


Mantenha-se hidratado

Beba muita água para evitar a desidratação. Evite álcool e cafeína, pois podem desidratar ainda mais.


Use roupas leves

Vista roupas leves e de cores claras, que ajudam a refletir o calor. Use chapéu e óculos de sol para proteger-se do sol.


Evite atividades ao ar livre

Reduza atividades físicas intensas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia. Se precisar fazer exercícios, escolha horários mais frescos, como de manhã cedo ou à noite.


Use protetor solar

Aplique protetor solar para proteger sua pele dos danos causados pelo sol.


Cuide das pessoas vulneráveis

Esteja atento a crianças, idosos e pessoas com condições médicas, que são mais suscetíveis ao calor. Certifique-se de que eles estejam bem hidratados e confortáveis.


Lembrando que ondas de calor podem ser perigosas para a saúde, e é fundamental seguir essas orientações para garantir a segurança durante condições meteorológicas tão adversas.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page