Cão espanta medo e depressão de crianças internadas no Pará
Além de alegrar o ambiente, a visita do cãozinho diminui o medo e a ansiedade dos pacientes durante o tratamento.
Foto: Pró-Saúde/Divulgação.
Um cão vem fazendo a alegria de crianças internadas em um hospital do Pará. As ações de terapias realizadas pelo Alecrim, um verdadeiro anjo de patas, acontecem no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Mais de 10 crianças, incluindo em tratamento por causa de queimaduras, receberam a visita de Alecrim em uma sessão de 'Pet Terapia'.
Além de alegrar o ambiente, a visita do cãozinho diminui o medo e a ansiedade dos pacientes durante o tratamento. O projeto começou a ser implementado neste mês e a primeira visita aconteceu na segunda semana. O hospital é referência no Pará em diferentes complexidades clínicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
Gabriel Pereira, de 8 anos, que está há um mês internado após sofrer queimaduras, falou sobre a terapia.
“Fiquei muito alegre. Ele me abraçou e eu abracei ele. Queria levar para a minha casa”, disse o menino.
Foto: Pró-Saúde/Divulgação.
A coordenadora do Escritório de Experiência do Paciente, Roberta Kelly, disse em entrevista ao portal G1, que a presença do animal ajuda a diminuir o estresse pela internação.
“Com esse novo formato de terapia, a ideia é tirar essas crianças e seus acompanhantes do ambiente da internação e usar esse elemento terapêutico para diminuir sentimentos como medo, ansiedade e até quadros depressivos”, disse Kelly.
Para esse tipo de trabalho, o animal precisa ser treinado e claro, com todas as vacinas em dia.
No caso do cão Alecrim, ele é integrante do Batalhão de Ação com Cães (BAC), da Polícia Militar, e foi treinado desde filhote para integração com crianças e idosos.
No hospital, ele obedece aos comandos em troca de petiscos entregues pelas crianças, que aproveitaram também para fazer um carinho no bicho, que é uma mistura das raças golden retriever e border collie.
Comments