Números revelam que a população de Ibiá reduziu em quase mil pessoas. Belo Horizonte também registrou redução populacional. Uberlândia continua sendo a segunda maior cidade do estado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28), os dados do Censo Demográfico de 2022. Conforme os dados pesquisados, a população ibiaense encolheu 4,3%, o que representa uma redução de 989 pessoas em relação ao estudo realizado em 2010, quando a população da cidade era de 23.218 habitantes e atualmente soma 22.229.
A cidade de Belo Horizonte, também registrou redução populacional. O número de habitantes da capital chega a 2.315.560, ou 59.591 pessoas a menos que em 2010, quando a cidade tinha 2.375.151 habitantes. Esta é a primeira queda populacional de Belo Horizonte em um Censo na história.
Uberlândia apresentou um dos maiores crescimentos populacionais registrando um aumento de 18%. A cidade atingiu a marca de 713.232 habitantes e continua sendo a segunda maior cidade do estado, atrás apenas da capital, Belo Horizonte.
Os novos dados populacionais revelaram que a população do Brasil continua crescendo ultrapassando a marca de 203 milhões de habitantes, entretanto registrou o menor ritmo de crescimento, desde o primeiro levantamento feito no país, em 1872.
O levantamento também mostra que a quantidade de moradores por habitação diminuiu. A média de moradores por domicílio ficou em 2,79 em 2022. Em 2010, essa média era de 3,31.
Com mais de 11 milhões de pessoas, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Na outra ponta, Serra da Saudade, no Alto Paranaíba de Minas Gerais, com 833 habitantes, é a menos populosa.
Segundo o IBGE, o baixo crescimento da população brasileira reflete tanto os efeitos de fatores atípicos na última década - como a pandemia da Covid e a epidemia do zika vírus - como também um possível contágio das dificuldades na realização da pesquisa, diante dos cortes no orçamento e da elevada recusa dos brasileiros em responder o IBGE.
Várias capitais e algumas grandes cidades, como São Gonçalo, viram sua população diminuir, refletindo uma migração para cidades vizinhas A população de Salvador caiu tanto que Brasília a ultrapassou como terceira maior capital do país.
Comments