Temor por novo surto de Covid-19 é o motivo do cancelamento da festa.
Foto: Lavínia Viana/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação
Prefeitos de 30 cidades históricas de Minas Gerais decidiram cancelar os festejos do carnaval no ano de 2022. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (10), em decisão unânime pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. A comissão ainda decidiu que as festas de Réveillon também não serão realizadas nos municípios.
Na reunião ficou acertado que, além de não organizar a festa, nenhuma prefeitura poderá patrocinar o Carnaval de rua em suas respectivas cidades. O principal motivo do cancelamento é o temor por novos surtos de infecção pela Covid-19. Os gestores municipais alegam que não podem perder todo o esforço feito nos últimos dois anos, para conter o avanço da doença.
“As cidades históricas de Minas Gerais, principais destinos turísticos do nosso Estado, priorizam a segurança sanitária, a vida e a saúde de seus habitantes e turistas. Então, acreditamos que a retomada imediata do turismo só se dará em cidades seguras, que se preservaram durante a pandemia e seguiram os protocolos sanitários. Por isso nossas cidades optaram pela não realização de seus tradicionalíssimos carnavais neste momento, pois estaremos preparados para receber a todos, como sempre recebemos, com a maior segurança e conforto, em um futuro muito próximo”, declarou Wirley Reis, prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
As decisões tomadas na reunião foram batizadas de Carta de Ouro Preto.
Leia a seguir as cidades cancelaram o Carnaval:
- Brumadinho
- Baependi
- Barão de Cocais
- Bom Jesus do Amparo
- Conceição do Mato Dentro
- Caeté, Catas Altas
- Cataguases
- Congonhas
- Campanha
- Diamantina
- Itabira
- Itabirito
- Itapecerica
- Januária
- Lagoa Santa
- Mariana
- Nova Era
- Ouro Preto
- Ouro Branco
- Paracatu
- Pitangui
- Prados
- Santa Bárbara
Comments