Uma equipe formada por representantes do Circuito Turístico da Canastra esta fazendo um estudo afim de levantar informações referentes ao trecho da malha ferroviária que liga Uberaba à Ibiá, passando por Araxá, para verificar a viabilidade de implantação de um projeto que visa agregar valor ao destino turístico contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se como um atrativo cultural por prever a restauração das estações ferroviárias.
Agrega à equipe do Circuito da Canastra, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, Desenvolvimento Rural, da Fundação Cultural Calmon Barreto, da Associação de Ex-Ferroviários de Ibiá, juntamente com o consultor do Projeto Trens Turísticos, José Antônio Silva Coutinho, e com os funcionários da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).
De acordo com a equipe, a visita ao trecho só foi possível com a colaboração da FCA, que além do piloto e copiloto, também disponibilizou um auto de linha, transporte próprio para andar na linha férrea, para o êxito dos trabalhos.
Após a visita, na sexta-feira passada (1°) foi promovida uma reunião de fechamento dos trabalhos na sede do Circuito da Canastra, onde os participantes pontuaram como positiva a primeira etapa, que servirá de base para a formatação e levantamento dos custos do projeto, que definirão a viabilidade do mesmo para a região.
As próximas etapas assim que definidas serão repassadas aos municípios prevendo já os custos do projeto.
O Projeto Trens Turísticos é mais uma ação do Circuito da Canastra para fomentar o desenvolvimento do turismo e beneficiar seus associados.
Reportagem publicada no Jornal Diário de Araxá.
Comments