top of page
Buscar

Concurso internacional de queijos acontece durante a Expoqueijo Brasil 2023 em Araxá

O concurso começa nessa quinta-feira (24) e vai avaliar mais de 1,3 mil queijos enviados por produtores de nove países.


Imagem: Erasmo Pereira/Epamig

ARAXÁ/MG - A equipe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é responsável pela curadoria do Araxá International Cheese Awards. Durante a Expoqueijo Brasil 2023, será realizado um concurso para avaliar mais de 1,3 mil queijos enviados por produtores de nove países.


O Araxá International Cheese Awards irá contemplar queijos de leite cru e pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala e de origem mista, organizados em diferentes categorias. As regras e o regulamento são baseados nas metodologias utilizadas em concursos organizados pela Epamig ILCT, assim como a seleção dos juízes participantes. A escolha é feita com base em critérios técnicos e envolve a participação de profissionais com experiência na questão do queijo artesanal, incluindo profissionais de ensino, pesquisa e assistência técnica.


Junio de Paula, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig, explica que o julgamento dos queijos acontecerá na sexta-feira (25/8) e o anúncio dos premiados será no sábado (26/8). Os queijos serão avaliados em aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro).


A Epamig ILCT é responsável pela organização do Congresso Nacional de Produtos Lácteos há 46 edições, evento que faz parte da programação do Minas Láctea em Juiz de Fora. Junio de Paula afirma que essa experiência levou a equipe a chancelar concursos em todo o Brasil e, desta vez, foram convidados a fazer a curadoria do Concurso da Expoqueijo, que é internacional, mas também mineiro como eles.


Durante a Expoqueijo 2023, será formalizada a Rede Mineira de Queijos Artesanais, composta por diferentes instituições de pesquisa e ensino do Estado. Essa rede foi criada para atender produtores, associações, extensionistas e fiscais sanitários em questões relacionadas à agregação de valor e garantia da segurança do queijo. A proposta é otimizar recursos e estrutura laboratorial para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de queijos artesanais em diferentes regiões do Estado. Daniel Arantes, pesquisador da Epamig, explica que esse processo ocorrerá de forma regional, já que as regiões produtoras estão em diferentes estágios de produção, organização dos produtores e respostas de pesquisa.


A ExpoQueijo Brasil - Araxá International Cheese Awards ocorrerá de 24 a 27/8 no Grande Hotel Termas de Araxá. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig, Emater-MG e IMA, participa da organização do evento.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page