O aumento foi anunciado pela Aneel e entra em vigor a partir do próximo domingo (28).
A tarifa de energia da Cemig sofrerá um aumento a partir do próximo domingo, dia 28 de maio. O cliente residencial vai ter que pagar 14,91% mais caro em sua conta de energia. Usuários de baixa tensão, como residências, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 15,55%. Já para os de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o acréscimo médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.
Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a revisão tarifária periódica é feita a cada cinco anos, com base nos benefícios feitos pela distribuidora, nos custos operacionais e no reajuste dos demais itens da tarifa.
Conforme a Cemig, a elevação da tarifa se deu em razão de reajustes de custos com aquisição de energia, além de gastos com transmissão e distribuição.
Em todo o estado de Minas são mais de 9 milhões de pessoas atendidas pela Cemig. O aumento da tarifa deve impactar na vida de muitos consumidores, sobretudo aqueles com menor poder aquisitivo.
É muito importante que os consumidores se organizem e busquem maneiras de economizar energia a fim de evitar um aumento desordenado em suas contas de luz. Atitudes simples como apagar luzes em ambientes desocupados, evitar o uso desnecessário de aparelhos eletrônicos e utilizar lâmpadas de LED, podem fazer a diferença na conta de energia e aliviar um pouco o impacto do aumento neste período difícil.
Em nota, a Cemig informou que, entre os anos de 2023 e 2027, planeja investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição. Entre os projetos, estão a construção de cerca de 3,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e de 136 subestações de energia.
Kommentare