top of page
Buscar

Coronavírus: Prefeitura de Ibiá decreta situação de emergência

A medida estabelece ações de prevenções e combate ao COVID-19. Três casos suspeitos da doença são investigados em Ibiá.



A prefeitura de Ibiá decretou hoje (19), situação de emergência para o enfrentamento da epidemia decorrente do novo coronavírus.


O decreto autoriza a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços, insumos de saúde e materiais de divulgação destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.


A norma autoriza ainda a contratação de pessoal, em caráter emergencial e temporário, para atender a emergência em saúde pública e ainda cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, de caráter deliberativo, e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo Coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.


O decreto ainda determina que todos os setores da administração pública, deverão prover condições de higienizações das mãos com oferta de álcool 70%, em pontos de maior circulação de pessoas.


Ainda de acordo com o decreto, fica proibida a realização de quaisquer eventos que ocorra a aglomeração de pessoas, sem que seja possível manter a distância mínima necessária para evitar a contaminação do coronavírus.


Na área cultural ficou determinado a suspensão da emissão de alvarás para realização de eventos públicos e privados, que ocorra a aglomeração de pessoas, incluindo shows, boates entre outros.


As atividades letivas em escolas e creches públicas da cidade foram suspensas por 30 dias.

Casos suspeitos de coronavírus em Ibiá

A Secretaria Municipal de Saúde, monitora 3 casos suspeitos de coronavírus em Ibiá. Foram coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao laboratório e o resultado dos exames deve sair em até cinco dias. Como forma preventiva, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar ou até o desaparecimento total dos sintomas e usar máscaras de proteção.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page