A medida estabelece ações de prevenções e combate ao COVID-19. Três casos suspeitos da doença são investigados em Ibiá.
A prefeitura de Ibiá decretou hoje (19), situação de emergência para o enfrentamento da epidemia decorrente do novo coronavírus.
O decreto autoriza a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços, insumos de saúde e materiais de divulgação destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.
A norma autoriza ainda a contratação de pessoal, em caráter emergencial e temporário, para atender a emergência em saúde pública e ainda cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, de caráter deliberativo, e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo Coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O decreto ainda determina que todos os setores da administração pública, deverão prover condições de higienizações das mãos com oferta de álcool 70%, em pontos de maior circulação de pessoas.
Ainda de acordo com o decreto, fica proibida a realização de quaisquer eventos que ocorra a aglomeração de pessoas, sem que seja possível manter a distância mínima necessária para evitar a contaminação do coronavírus.
Na área cultural ficou determinado a suspensão da emissão de alvarás para realização de eventos públicos e privados, que ocorra a aglomeração de pessoas, incluindo shows, boates entre outros.
As atividades letivas em escolas e creches públicas da cidade foram suspensas por 30 dias.
Casos suspeitos de coronavírus em Ibiá
A Secretaria Municipal de Saúde, monitora 3 casos suspeitos de coronavírus em Ibiá. Foram coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao laboratório e o resultado dos exames deve sair em até cinco dias. Como forma preventiva, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar ou até o desaparecimento total dos sintomas e usar máscaras de proteção.
Comments