Crise na saúde de Ibiá: Médicos decidem continuar em greve
- ibiaemfoco
- 18 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

A paralisação dos médicos, que atendem na Santa Casa de Ibiá, continua e preocupa a população. No local apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados normalmente.
Os moradores mais antigos da cidade afirmam que a situação atual, a qual vive o único hospital da cidade, é a pior de todos os tempos.
“Moro em Ibiá há mais de 40 anos e nunca vi uma situação dessa. Estou preocupado pois a gente sempre tá precisando da Santa Casa”, comentou um morador do bairro Dona Maroca.
Pacientes que procuram o hospital estão voltando pra casa sem atendimento, foi o caso de um morador do bairro São João, que foi até a entidade no último sábado, com febre alta e não foi atendido por falta de médico.
A Prefeitura afirmou que repassa mensalmente a entidade, uma subvenção no valor de 233 mil reais, mas a administração do hospital afirma que este valor, somado aos 50 mil que são repassados, em média, pelo SUS é pouco, não sendo suficiente para cobrir todas as despesas, que gira em torno de 400 mil por mês. O valor da dívida do hospital com os médicos é de 430 mil reais, referente a 5 meses de trabalho.
Os médicos ameaçam entrar com processo na Justiça, caso não recebam os valores devidos até o final dessa semana. A administração do hospital já está em contato com os trabalhadores e espera entrar em acordo e fazer o pagamento da dívida parceladamente.
A Secretaria de Saúde de Ibiá afirmou que não tem nenhum vínculo com a Santa Casa, que tem administração independente, e que a única coisa que a Prefeitura faz é repassar o valor da subvenção.
AJUDA
Esse ano foi criado a Associação dos Amigos da Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio, com a finalidade de promover eventos no intuito de arrecadar recursos para ajudar a entidade. Em setembro deste ano, a dupla sertaneja Gino e Geno fez um show em benefício do hospital, o qual arrecadou R$ 15.118,65 e no próximo dia 6 de dezembro, será realizado um grande leilão, também em benefício do hospital.
Comentarios