Pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de dengue é encontrado dentro dos domicílios.
Este ano a prefeitura de Ibiá ainda não realizou o mutirão da limpeza, como fazem todos os anos. E é só dar um passeio pela cidade, que podemos ver que há muitos lotes abandonados se transformando em um depósito de sujeiras e lixos que podem esconder a moradia destes mosquitos.
Na rua Vinte, bem no centro da cidade, existe um enorme lote, onde o mato já tomou conta totalmente do terreno. Deixar lotes nessas condições é ilegal e proibido por leis municipais. Nesse caso falta conscientização do proprietário e a prefeitura deve intensificar a fiscalização.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Além da febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, podem ser sinais de dengue.
A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Medidas simples podem ajudar no combate a dengue.
– Não deixar água parada em pneus fora de uso;
– Remova toda sujeira das calhas, para que não acumulem água;
– Coloque areia nos pratos que acomodam os casos de plantas;
– Mantenha sempre bem fechada a caixa de água;
– Troque diariamente a água nos recipientes dos animais domésticos;
– As piscinas devem possuir tratamento de água com cloro, na quantidade recomendada;
– Deixe as garrafas de bebidas em locais tampados e com a boca para baixo;
Evitar a dengue é um dever de todos.
Comments