top of page
Buscar

Dia Mundial da Água: SAAE realiza Concurso Cultural e estimula a preservação



Com o tema “De Quem é a Água?”, o SAAE, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, realizará em Ibiá, no próximo sábado, dia 24, o II Concurso Cultural em comemoração ao dia Mundial da Água.


O evento será realizado na Praça Santa Cruz, durante a Feira Livre, e deve acontecer durante todo o dia, tendo seu início às 6 horas e finalizando às 17 horas. A partir das 9 horas, no palco da Feira Livre, terá início as apresentações artísticas com show da cantora ibiaense Nayara Fonseca e logo depois, show com o Grupo Mistura Fina. Além dos shows musicais, o evento vai contar também com outras atrações como, contações de histórias, oficinas de artes e apresentações artísticas das escolas municipais.


O Concurso tem objetivo de criar um espaço de interlocução entre a Instituição, a Comunidade Escolar e toda sociedade, a partir de um debate sobre o referido tema. Expor reflexões e estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água é uma forma de conscientizar as pessoas de quanto é importante cuidar e preservar nossa maior fonte de vida: a água.

Blitz educativa realizada pela Escola Municipal Maria B. Teixeira.

Durante esses dias que antecedem a realização do Concurso, que está em sua segunda edição, houve uma grande movimentação nas escolas. Caminhadas e Blitz educativa foram realizadas com o intuito de chamar atenção dos motoristas sobre a importância da preservação da água.

“A gente precisa se conscientizar e preservar a água. A água é sem duvidas nosso maior bem. As escolas e o SAAE estão de parabéns pela iniciativa. Espero que este evento continue nos próximos anos”, comentou Rafael, morador do bairro Dona Maroca.



Premiação

O Concurso vai premiar os melhores trabalhos, que serão divididos nas seguintes categorias:

I – Categoria Desenho para alunos do 1º ao 3º ano;

II – Categoria Poesia para alunos do 4º e 5º ano;

III – Categoria Escola Cidadã.

A premiação será feita da seguinte forma:


Categoria Desenho

1º Lugar – 01 bicicleta aro 20, 01 medalha e certificado.

2º Lugar – 01 tablet, 01 medalha e certificado.

3º Lugar – 01 brinde, 01 medalha e certificado.

Categoria Poesia

1º Lugar – 01 bicicleta aro 24, 01 medalha e certificado.

2º Lugar – 01 tablet, 01 medalha e certificado.

3º Lugar – 01 brinde, 01 medalha e certificado.

Categoria Escola Cidadã

1º Lugar – 01 bebedouro elétrico e certificado.

O Concurso terá a participação de todas as escolas da rede pública municipal.

História do Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 365 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page