Os óbitos foram confirmados pela assessoria de comunicação do hospital. Eles estavam internados com quadro clínico grave.
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU atenderam a ocorrência. Foto: Redes Sociais/Divulgação.
A direção da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, confirmou na madrugada desta terça-feira (28), a morte de dois pacientes que estavam internados na instituição em estado grave. As mortes ocorreram durante a evacuação de pacientes do hospital, devido a um incêndio que atingiu o CTI, na noite desta segunda-feira (27). Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML).
O hospital não informou se os pacientes que morreram estavam no andar afetado pelo incêndio ou se as mortes ocorreram durante a evacuação do prédio. Segundo informações do hospital, o incêndio teria começado em um aparelho de oxigênio no décimo andar, onde ficam internados os pacientes do CTI.
Houve muita correria e desespero. Pacientes eram levados para a rua em macas e cadeiras de rodas. Todo o prédio precisou ser evacuado às pressas, e cerca de 50 pacientes tiveram que ser transferidos para outros hospitais públicos da região.
Ala do hospital ficou tomada pela fumaça. Foto: Redes Sociais/Divulgação.
Além do Corpo de Bombeiros, a ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da BHTrans.
"Esse incêndio se iniciou no 10º andar, onde funciona a UTI desse hospital e teria sido provocado, a princípio, devido a um vazamento de O₂ (oxigênio) combinado com a pane, um colapso de um determinado equipamento. Imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao incêndio e evacuaram todo o hospital, especialmente aquelas pessoas que poderiam ser evacuadas naquele momento. O incêndio já foi debelado e não existe risco", detalhou Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Ainda conforme Aihara, apenas um paciente precisou ser atendido em decorrência do incêndio. Trata-se de um paciente diagnosticado com insuficiência respiratória após ter aspirado fuligem. Ele foi atendido na própria Santa Casa e não apresenta risco de morte.
As causas das mortes dos pacientes serão melhores investigadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, as duas vítimas não foram atingidas por queimaduras ou inalação de fumaça.
Comentários