top of page
Buscar

Eleições 2012: Cuidado com as pesquisas eleitorais

CHUVA EM IBIÁ, SÓ DE PESQUISADORES



Nos últimos dias a cidade de Ibiá foi invadida por pesquisadores querendo saber a intenção de votos dos ibiaenses para as eleições do dia 7 de outubro.


Diante de tantas pesquisas, o eleitor deve tomar alguns cuidados ao responder as perguntas dos pesquisadores. Exija a identificação do pesquisador bem como da empresa pela qual ele trabalha e se a pesquisa será registrada no Cartório Eleitoral.


De acordo com um morador do bairro Deolinda Mendes, na semana passada um pesquisador entrevistou seu filho, que tem apenas 15 anos, portanto não poderá votar este ano. Isso mostra o total despreparo de algumas entidades de pesquisas. Devemos ficar em alerta, pois este tipo de conduta não é legal. Isso pode significar pesquisa manipulada. Pesquisas manipuladas é ruim pra você e pior pra cidade.


Será que estas pesquisas seguem à risca o que determina a Justiça Eleitoral?


Para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou aos candidatos, para conhecimento público, devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.

Essa exigência foi estabelecida pelo art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e pormenorizada na Resolução – TSE nº 23.364/2011.

Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível nos sítios dos Tribunais Eleitorais, sítios nos quais também pode ser acessado o manual pertinente ao sistema.

O registro de pesquisa será realizado apenas via internet, pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012.

O registro de pesquisa poderá ser realizado a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral.

Na hipótese de a pesquisa abranger mais de um Município, o sistema gerará registros individualizados por Município e será criado um protocolo para cada localidade.

As informações e os dados registrados no sistema de pesquisa ficarão à disposição de qualquer interessado, pelo prazo de 30 dias, nos sítios dos Tribunais Eleitorais. (Fonte: TSE)


Até por telefone estão pesquisando


Hoje (19) os ibiaenses estão recebendo ligações telefônicas com uma gravação a qual faz uma pesquisa eleitoral sobre as intenções de votos para prefeito de Ibiá. Algumas pessoas estão levando o caso como invasão de privacidade.


Vale lembrar que, até o momento nenhuma pesquisa sobre as eleições 2012 em Ibiá, foi registrada no Cartório Eleitoral. 

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

anuncio marsusi.jpeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page