top of page
Buscar

Eleições 2022: Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro

A pesquisa foi contratada pelo Partido Progressistas (PP) por R$190.000,00, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BR-08438/2022.


Imagem: Campanhas eleitorais PL e PT/Divulgação.


O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado da mais recente pesquisa eleitoral, referente a disputa pela presidência do Brasil, no segundo turno das eleições desse ano.


De acordo com o instituto o levantamento realizado aponta empate técnico entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O resultado se estabelece nos votos válidos e nos cenários espontâneo e estimulado. Na pesquisa, o petista tem 51,9% dos votos válidos contra 48,1% do atual presidente. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro.


No levantamento foram entrevistadas 2.020 pessoas entre 8 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.


O resultado em votos válidos inclui apenas os votos certos para um presidenciável, excluindo-se os votos brancos e nulos, assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições.


Caso considere o total da amostragem, Lula aparece com 47,6% e Bolsonaro tem 44,1%. Brancos e nulos correspondem a 4,8%. Comparando com o primeiro turno, presidenciáveis obtiveram 48,43% e 43,20%, respectivamente.


A pesquisa foi contratada pelo Partido Progressistas (PP) por R$190.000,00, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BR-08438/2022.


Presidido por Murilo Hidalgo, o Paraná Pesquisas foi o instituto de pesquisas eleitorais que mais se aproximou do resultado real da eleição do último dia 2 de outubro. O último levantamento do Paraná previu que o petista Lula teria 47% dos votos válidos, contra 41% de Jair Bolsonaro. O primeiro turno terminou com Lula obtendo 48% dos votos válidos e Bolsonaro ficou com 43%, resultado dentro da margem de erro do instituto.

Opmerkingen


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page