top of page
Buscar

Emater e Ampla firmam parceria para melhorar a produção do queijo artesanal

DE: Jornal Araxá – http://www.jornalaraxa.com.br

Foto: rac.com.br

Convênio firmado recentemente entre a Emater e a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) vai melhorar a assistência técnica aos produtores de queijo minas artesanal. O gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, que assinou no início do mês o convênio, afirmou que o acordo “fomentou a parceria para novas conquistas e desafios”.

A proposta de parceria vinha sendo negociada desde dezembro de 2011, sempre com foco no programa Queijo Minas Artesanal Araxá. “Fizemos uma grande ação de parceria tendo a participação e cooperação do Calimério Guimarães, do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) de Araxá. Ele fez dobradinha conosco nesta apresentação da proposta aos municípios da região”, ressaltou Gustavo Laterza.

A Ampla tem nove municípios associados: Araxá, Pratinha, Ibiá, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira, Campos Altos, Medeiros e Tapiraí. A entidade atua com o objetivo de prestar serviços de interesse dos municípios e ter importante papel representativo junto aos poderes constituídos e sociedade organizada. “Diante público potencial de 1 mil produtores de queijo na região, atualmente há 19 produtores cadastrados junto ao IMA e outros 10 em processo de adequação para cadastramento”, informou o gerente da Emater.

Gustavo Laterza avalia que “o cenário está favorável para o incremento de adesões de produtores junto ao programa. O mercado consumidor está exigente sobre a necessidade de segurança alimentar e consciente sobre a importância sóciocultural do queijo minas artesanal”, completou.

Desde o início do programa de certificação, a Emater vem prestando assessoria técnica aos produtores de queijo interessados e suas entidades representativas, visando disponibilizar soluções como oferta de capacitações, visitas técnicas, implantação de unidades demonstrativas e outras, com acompanhamento para a conclusão das adequações necessárias para a obtenção do selo do IMA. “Esta parceria institucional com a Ampla é uma grande oportunidade para somarmos esforços com foco definido, visando potencializar recursos e parcerias na promoção dos produtores interessados junto ao programa Queijo Minas Artesanal”, afirma o gerente regional da Emater.

Comentarios


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page