Competição contou com a participação de alunos de outras entidades, como a USP. Batalha foi conquistada de forma invicta.
Imagem: Instagram/Divulgação.
Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) venceu a fase brasileira do Philip C. Jessup International Law Moot Competition, maior competição jurídica do mundo.
Competindo com alunos de outras universidades como a USP, os alunos José Victor Afonso, Laura Marques, João Vitor Ferreira e Augusto Carrijo (foto) chegaram à final de forma invicta, vencendo todas as eliminatórias. A próxima fase, em nível internacional, acontece de 8 a 15 de abril, em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos. Os alunos da UFU estão se preparando para esse desafio desde setembro de 2022.
A cada edição, a competição simula um julgamento na Corte Internacional de Justiça, principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU). As disputas são conduzidas em duas etapas, escrita e oral, e a equipe deve argumentar em nome de ambas as partes, autor e réu, perante um especialista na posição de juiz. A equipa deverá preparar dois memorandos e duas apresentações orais de 45 minutos, suportando-os com discussões teóricas baseadas no estudo da jurisprudência dos tribunais internacionais.
Este ano, trata-se de combater as violações do direito humanitário internacional, a implementação de sanções econômicas e a crise ambiental.
A experiência e o conhecimento permitem a formação cidadã e a abordagem de questões globais, além de preparar futuros advogados para casos muito específicos.
Com informações do G1.
Comments