top of page
Buscar

FCA recebe 215 vagões para escoamento da produção de celulose no Triângulo Mineiro

Atualizado: 25 de out. de 2022

Os vagões vão operar no transporte de celulose solúvel no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.


Imagem: VLi/Divulgação.


A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), considerada um dos eixos mais importantes para a integração de três regiões do Brasil, passa a contar com 215 novos vagões que vão operar no transporte de celulose solúvel no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. A cerimônia de entrega dos trens ocorreu na tarde da última segunda-feira (10), em Araguari (MG).


“O setor ferroviário do Brasil está em plena expansão, e nós sabemos da importância do setor para trazer eficiência nas operações de escoamento, colocando o país num patamar competitivo.”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio que acompanhou a entrega dos vagões no Terminal Integrador de Araguari, da VLI.

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini, considera que investir no modal ferroviário é contribuir para uma integração interna, o que acarreta em benefícios para a economia, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura do país.



“É um fato extremamente positivo a ideia de aumentar a participação de modais como o ferroviário na nossa matriz de transporte. Isso é absolutamente fundamental para que tenhamos uma integração nacional, do ponto de vista do fluxo de produtos mais competitivos, principalmente minério e grãos. Essa integração interna vai possibilitar uma melhora, inclusive, no curso de escoamento para exportação dos produtos”, destacou.

A operação de transporte do produto teve início neste ano, porém o contrato entre VLI e LD foi firmado em 2021 e prevê investimentos totais de R$ 400 milhões. Atualmente, o material produzido em Indianópolis, cerca de 60 quilômetros de Araguari, percorre uma distância de 1.400 quilômetros de ferrovia até o Espírito Santo.


Com informações da VLi

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page