top of page
Buscar

Feriado da Consciência Negra deve movimentar o bairro São Benedito em Ibiá



O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído no ano de 2003, pelo projeto de lei 10.639. A partir deste ano, é comemorado em 20 de novembro, como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Este era o nome do local de refúgio de escravos (maioria afrodescendentes) mais conhecido pela grande resistência à escravidão, durante o período colonial do Brasil.

Pela importância desta data, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira nas instituições educacionais de nosso país.

A data é feriado em mais de mil cidades do Brasil. Em Minas Gerais 11 cidades incluíram no calendário de feriados municipais oficiais o Dia da Consciência Negra. O município de Ibiá é uma das 11 cidades mineiras onde, no próximo dia 20 será feriado, instituído em 2008, pela Lei Municipal nº 1.864.

Em todo país movimentos negros realizam várias atividades culturais em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes que lutou bravamente pela liberdade dos negros.

Em Ibiá, o MONERA (Movimento Negro Rei Ambrósio), realizará vários eventos culturais durante todo o dia, sendo realizados, em sua maioria, na Praça da Matriz de São Benedito.

Confira abaixo toda a programação do Dia da Consciência Negra em Ibiá.

  1. De 9h às 10h – Cavalgada, iniciando-se no Parque de Exposições e finalizando na Igreja Matriz de São Benedito.

  2. De 9h às 10h – Apresentação dos ternos de Congados e Moçambiques, saindo do Centro Cultural dos Congados, seguindo até a Igreja Matriz de São Benedito.

  3. 10h30 – Missa Conga com o Pe. Magno. Logo após, terá procissão.

  4. 13h – Feira de Artesanato na quadra de esportes da Praça São Benedito.

  5. 14h – Palestra com tema sobre Consciência Negra na quadra de esportes da Praça São Benedito.

  6. 15h – Dança Afro na quadra de esportes da Praça São Benedito.

  7. 16h – Show musical com a Banda Chakalaka na quadra de esportes da Praça São Benedito.

Durante todo o evento os participantes poderão contar com uma praça de alimentação onde serão servidos vários tipos de pratos da culinária local.

Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page