top of page
Buscar

Festa de N.S. do Rosário e São Benedito completa 60 anos de história e tradição



A devoção de várias gerações a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que mobilizou centenas de famílias semana passada em Ibiá, completou 60 anos de história e tradição. A festa, que é tombada como Patrimônio Imaterial, é organizada pela Paróquia de São Benedito e Associação de Congos e Moçambiques de Ibiá e aconteceu do dia 06 ao dia 15 deste mês.


Protagonizada pela irmandade afro brasileira, a festa em Ibiá ganhou uma grande importância no ano de 2016, ao se tornar patrimônio cultural e imaterial da cidade. Reconhecimento pela luta e determinação de uma das figuras mais importantes da festa, o Rei Congo, Sr. Chico.



Um domingo especial

O domingo (15) em Ibiá amanheceu ao som das cantigas e tambores dos ternos participantes, vindos de várias cidades da região.

A pequena Igreja de São Benedito ficou tomada por fiéis que acompanharam a celebração da Santa Missa Conga, que aconteceu logo depois da recepção dos ternos de Congados. Muitos religiosos acompanharam a Missa do lado de fora da igreja. A Matriz de São Benedito deverá passar por uma ampliação nos próximos anos, para acomodar melhor os fiéis.



Mobilização dos festeiros

Todos os anos os festeiros se mobilizam para realizar a maior festa cultural e religiosa da região. Suas casas e seus trabalhos e são disponibilizados aos Santos Festeiros em forma de agradecimento e devoção.

A barraca da Paróquia, que foi montada dentro da quadra de esportes, acolheu dezenas de festeiros que trabalharam, incansavelmente, durante toda a festa, servindo bebidas e comidas típicas da região.


Apoio Importante

O SAAE de Ibiá, junto com a Prefeitura Municipal, teve um papel importante na festa. O SAAE montou 3 tendas em pontos estratégicos no percurso da procissão. 

De acordo com a empresa, cerca de 9 mil copos de água potável foram distribuídos para os cangadeiros e fiéis que participavam da procissão. A Prefeitura, dentre outras ações, custeou as despesas com energia elétrica e instalação de banheiros químicos, além de montar toda a estrutura que serviu para recepcionar a procissão. A prefeita Dra Marlene (PSDB), juntamente com seu marido e ex-prefeito de Ibiá, Paulo José da Silva, ao lado do Padre Frederico, participaram das solenidades de entrega das medalhas aos capitães de cada terno participante, tradição que acontece todos os anos.

Imagem: SAAE/Divulgação


Ao final da procissão, a festa foi encerrada com a celebração de uma Santa Missa.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page