
A devoção de várias gerações a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que mobilizou centenas de famílias semana passada em Ibiá, completou 60 anos de história e tradição. A festa, que é tombada como Patrimônio Imaterial, é organizada pela Paróquia de São Benedito e Associação de Congos e Moçambiques de Ibiá e aconteceu do dia 06 ao dia 15 deste mês.
Protagonizada pela irmandade afro brasileira, a festa em Ibiá ganhou uma grande importância no ano de 2016, ao se tornar patrimônio cultural e imaterial da cidade. Reconhecimento pela luta e determinação de uma das figuras mais importantes da festa, o Rei Congo, Sr. Chico.

Um domingo especial
O domingo (15) em Ibiá amanheceu ao som das cantigas e tambores dos ternos participantes, vindos de várias cidades da região.
A pequena Igreja de São Benedito ficou tomada por fiéis que acompanharam a celebração da Santa Missa Conga, que aconteceu logo depois da recepção dos ternos de Congados. Muitos religiosos acompanharam a Missa do lado de fora da igreja. A Matriz de São Benedito deverá passar por uma ampliação nos próximos anos, para acomodar melhor os fiéis.