Buscar

Festa de N. S. do Rosário e São Benedito não terá presença de barraqueiros, afirma Associação

Informação foi confirmada por nota enviada ao  Ibiá em Foco. Luto é um dos motivos.


Foto: Prefeitura de Ibiá/Divulgação.


A Associação de Congados Nossa Senhora do Rosário, informou por nota enviada a reportagem do Ibiá em Foco, que não vai organizar a instalação das barraquinhas durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que acontece de 8 a 17 de julho. Uma das justificativas é que a entidade está vivendo um momento de luto pela morte de dois de seus membros, ocorridos a pouco tempo. A primeira perda foi da Rainha dos Congados, Aparecida Maria Damásio, conhecida como 'Cidica', ocorrida no último mês de março e recentemente a Associação sofreu outra perda importante com a morte do Presidente e Capitão, José Aparecido Pereira, conhecido como 'Lobão', ocorrida no último dia 25 de maio.


Lobão era um dos grandes apoiadores da festa, estando à frente da organização por muitos anos, levando a alegria dessa tradição cultural e religiosa por diversas cidades por onde passou.


Se não bastante a dor do luto, a entidade também sofre com a falta de recursos financeiros. Nos últimos anos, a Associação contabilizou prejuízos devido à ausência da festa, impedida de ser realizada pelas restrições da pandemia do novo coronavírus.


Em nota, a entidade informou que precisa regularizar algumas pendências e não há tempo suficiente para organizar uma festa com a presença dos ternos de Congados e Moçambiques. Ainda segundo a nota, a entidade planeja realizar a festa em uma data ainda a ser definida, sem garantir a presença dos barraqueiros.


Falta de acordo


Em 2019, um impasse entre organizadores e os moradores das residências próximas à Matriz de São Benedito, impediram a participação dos barraqueiros. A situação é complicada, pois, a presença das barraquinhas, na porta das casas, acaba incomodando e causando transtornos aos moradores. Outro problema, é que alguns moradores exigem uma compensação financeira, pelo fato das barracas usarem as calçadas, o que acaba tornando inviável à organização. A tendência é que os desafios de organizar a presença dos barraqueiros continuem.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png