top of page
Buscar

Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito emociona fiéis em Ibiá

TRADIÇÃO, ADORAÇÃO E FÉ MARCAM O DOMINGO EM IBIÁ



Milhares de fiéis acompanharam neste final de semana as comemorações festivas em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá.



Esta foi a 54ª edição de uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas de Minas Gerais. 



Cerca de 20 grupos de Congados e Moçambiques de Ibiá e de várias cidades da região participaram do evento.



Ontem (15), no principal dia da Festa aconteceu a Santa Missa Conga na capela de São Benedito. À tarde, fiéis participaram da procissão que levou as imagens de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, da igreja Matriz até a capela de São Benedito.


Durante os 2,5 km de percurso os Congadeiros e Moçambiqueiros mostraram, através da dança e da música suas devoções aos Santos festeiros.

Uma multidão acompanham a chegada dos grupos de Congados e Moçambiques


O POVO RECLAMOU!

Mais uma vez a Prefeitura de Ibiá, pouco fez para oferecer ao povo um pouco de conforto e segurança na festa. Não tinha sanitários suficientes para atender a tantas pessoas. As instalações sanitárias localizadas dentro da quadra de esportes, estavam em situações precárias, com sanitários entupidos e sem energia elétrica. Falta de ambulância para eventuais emergências. Policiamento insuficiente para garantir a segurança de milhares de pessoas. 

VIOLÊNCIA

Um fato triste manchou a Festa ontem (15). Por volta das 21:30 h, durante um desentendimento, um homem sacou um revólver e no meio da multidão efetuou um disparo atingindo seu desafeto. O homem ferido foi levado para o hospital pelos militares, mas não corre risco de morrer. Houve muita correria no local. O atirador ainda não foi preso. 

Nossa Opinião

A Prefeitura deve apoiar mais nossa Festa, pela sua grandiosidade e importância. Independente de ser uma festa católica ou evangélica, sendo um evento de grande movimento, é preciso ter um pouco mais de responsabilidade com as pessoas.

Não podemos deixar acabar uma festa tão importante que há mais de 50 anos é tradição em nossa terra.

Em agosto de 2011, as Celebrações do Reinado, tradição na cidade de Divinópolis, foi tombada como Patrimônio Cultural, por ser considerada como uma das principais manifestações da cultura e religiosidade da cidade.

Um bom exemplo a ser seguido por Ibiá. A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito deveria ser tombada como Patrimônio Cultural.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page