ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Buscar

Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito começa nesta sexta-feira em Ibiá

A festa é considerada um patrimônio imaterial tombado pelo Município de Ibiá.


Imagem: Prefeitura de Ibiá/Divulgação.


Começa nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 9 de outubro a grandiosa Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá. A festa completa 64 anos de existência e é realizado pela Paróquia de São Benedito e Associação de Congos de Ibiá, com apoio da Prefeitura Municipal de Ibiá, SAAE e Rádio Máxima FM.


A programação inclui novena, missas, reza de terço, alvorada, cavalgada, procissão com a presença de dezenas de ternos de Congados e Moçambique, e outras atrações. A última edição da festa aconteceu em 2019 — nos dois últimos anos o evento não ocorreu por conta das restrições impostas pelo governo em virtude da pandemia da Covid-19.


As atividades vão acontecer no entorno da Matriz de São Benedito, localizada na Rua Sebastião Dutra Sobrinho no bairro São Benedito.


As comemorações em homenagem aos Santos Festeiros reúnem devotos de todas as etnias. Além da vasta programação religiosa a festa promove entretenimento, com música ao vivo e muita gastronomia.


As tradicionais barraquinhas estão confirmadas. Ambulantes vão oferecer ao público, comidas típicas da região, roupas, sapatos, bolsas, utensílios para casa, brinquedos, ferramentas e muitos outros artigos.


Igreja Matriz São Benedito. Imagem: Prefeitura de Ibiá/Divulgação.


Na quadra de esportes a Paróquia de São Benedito vai montar uma estrutura onde serão oferecidos, além de shows musicais, um atrativo cardápio, recheado com delícias da cidade.


O grande momento da festa acontece no domingo (9/10), quando a cidade amanhece ao som das batidas dos tambores. O momento marca a chegada dos ternos de Congados e Moçambiques na Paróquia São Benedito, antecedendo a celebração da emocionante Santa Missa “Conga”.


Durante a tarde de domingo, a realização da Procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário vai colorir ruas e avenidas de Ibiá. Os ternos de Congados e Moçambiques, acompanhados de centenas de fiéis, vão proporcionar um espetáculo cultural que enfoca religiosidade, fé e tradição. O cortejo levando as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, vai iniciar na Praça Santa Cruz, no Centro da cidade e encerrar na Matriz de São Benedito.


A festa é considerada um patrimônio imaterial tombado pelo Município de Ibiá.

Veja a Programação Completa da Festa


Programação da Festa




0 comentário