Buscar

Fim de semana festivo em Ibiá

Está acontecendo em Ibiá, nesta semana, a 53ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa é organizada pela Associação de Congos e Moçambiques de Ibiá com apoio da Secretaria Municial da Cultura.

No domingo (17/07) cerca de 40 ternos de Congados e Moçambiques vindos de outras cidades, participa da festa.

O almoço especial oferecido por várias famílias ibiaenses para os congadeiros, já virou uma grande tradição no município. Este ano, famílias como a do Sr. Vander Lúcio, Edinho Pia, Lázara da Silva, Pedro José Gomes, entre outros, serão festeiros e vão oferecer suas casas aos congadeiros, como manda essa tradição que ja dura mais de 50 anos.

CONHEÇA MAIS UM POUCO DESTA GRANDE FESTA RELIGIOSA

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. O Congado originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local. Em Minas Gerais além da devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há também a devoção da santa, conhecida como protetora do lar, Santa Efigênia. Em Pirenópolis, Goiás, o congado faz parte da Festa do Divino Espírito Santo, desde o início da festa em 1819. O congado, também chamado de congo ou congada mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo. Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA NESTE FINAL DE SEMANA

Sábado  (16/07)

19h – Reza do Terço

19h30 – Celebração da Santa Missa e Levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário

Domingo (17/07)

6h – Alvorada e Recepção dos Ternos na Capela de São Benedito

8h – Abertura da Festa

10h – Santa Missa Conga

11h – Almoço para os Congados e Moçambiques

14h – Procissão

Saída – Igreja Matriz

Chegada – Capela São Benedito

Agradecimento e Entrega das Placas.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png