Os recursos serão fornecidos com base nos Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho.
O governador Romeu Zema anunciou, na última sexta-feira (18), que dará início a construção de três importantes projetos na região, que vão ter um investimento total de mais de 100 milhões de reais. A operação, prevista para começar em março, faz parte do pacote de obras do Triângulo Mineiro, que pode ultrapassar R$ 324 milhões, para recuperação de trechos de estradas.
O anúncio foi feito em Uberlândia e contou com a presença do prefeito Odelmo Leão e do deputado federal Zé Vitor. O investimento se soma ao leilão do Lote 1 do plano de concessão de rodovias, que beneficia a região do Triângulo Mineiro. As obras, que trará importantes conquistas para a região, estão previstas para iniciar em 18 de março de 2022.
Uma das demandas do projeto será a construção de 67,8 quilômetros de faixa adicional na BR-365. Além disso, a rodovia terá mais de 11 quilômetros duplicados e medidas como construção de pontes, rotatórias, faixas de pedestres, nos trechos abrangidos pela concessão.
As obras de recuperação funcional, que terão início em março, serão executadas na MGC-497 no entroncamento das BR-365/452 em Uberlândia e BR-153 no município de Prata, em uma extensão total de mais de 78 quilômetros e um total de 38,84 milhões de reais em investimentos. Outro trecho é na MG-190, com 58 km de extensão, e no entroncamento da área urbana de Abadia dos Dourados e BR-365, sentido Uberlândia, com custo total de R$ 40,2 milhões.
Com investimentos de 23,22 milhões de reais, também está programado para ser iniciadas março, as obras de recuperação de 92 quilômetros da MG-255, entre Itapajipe e Iturama.
Esses recursos serão fornecidos nos Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho. O acordo judicial tem como finalidade reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da Vale na cidade, que matou 272 pessoas e teve uma série de consequências sociais, ambientais para a Bacia do Rio Paraopeba e todo o estado de Minas Gerais.
Kommentit