top of page
Buscar

Governo de Minas entrega viaturas e drones para reforço na fiscalização ambiental em todo o estado

Estado também anuncia programas de capacitação de brigadas municipais e de inspeção ambiental preventiva na agropecuária.


Imagem: Dirceu Aurélio / Imprensa MG.


O Governo de Minas Gerais entregou 20 novas viaturas 4x4 para a Polícia Militar Ambiental (PMMG) e 15 drones para a equipe de fiscalização da Semad. O governador Romeu Zema destacou a importância das entregas para ampliar e fortalecer o potencial das ações de monitoramento ambiental.


“Essas entregas farão uma diferença enorme, com toda certeza. Com toda essa tecnologia, ferramenta moderna e potente de acompanhamento, temos o recurso para identificar, por exemplo, o autor de algum início de incêndio. Com esses equipamentos, teremos condições de trabalhar por uma preservação mais efetiva para o estado”, disse.

Minas Gerais possui a maior área reflorestada do Brasil. A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou que as entregas desta segunda-feira fortalecem as fiscalizações ambientais nos 853 municípios do estado.


“Vamos orientar, fiscalizar e, com a parceria da Polícia Militar, que está melhor equipada com as viaturas e os drones que vão fazer parte da nossa equipe, tenho certeza de que, a cada dia, teremos melhores resultados”, pontuou.

O Comandante Geral da PMMG, Coronel Rodrigo Piassi, enfatizou o trabalho, principalmente em parceria, com planejamento, engenharia e tecnologia, para proteger o meio ambiente.


Dirceu Aurélio / Imprensa MG.


Os veículos foram adquiridos com recursos do Termo de Compromisso entre o Estado de Minas Gerais, por meio da Semad, MPMG, Ministério Público Federal (MPF) e Vallourec Tubos do Brasil. Foram destinados R$ 4,5 milhões, como parte da compensação ambiental e por danos morais coletivos, na execução desse projeto de renovação da frota do policiamento de Meio Ambiente. As viaturas adquiridas atendem à necessidade da atividade de fiscalização, considerando que o policiamento ambiental ocorre, na maior parte, em áreas rurais e de difícil acesso.


O programa Minas Contra o Fogo é uma iniciativa de capacitar brigadas municipais para o combate aos incêndios florestais no estado. Em 2022, foram realizadas 47.784 inspeções ambientais, um aumento de 14% em relação a 2021. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, foram realizadas outras 14.480 inspeções. Mais de 5.700 autos de infração lavrados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page