Hoje (06), a segunda-feira foi movimentada no cenário político de Ibiá. Logo pela manhã, por volta das 7h45m, o candidato a prefeito de Ibiá, nas últimas eleições, Hélio Silveira (PP), chegava no prédio da prefeitura de Ibiá para assumir, pela segunda vez este ano, o cargo de prefeito de Ibiá. Ele chegou acompanhado de sue vice, Gilliano Gilles, de alguns vereadores e assessores.
Na entrada da prefeitura, antes de adentrar ao prédio, a comitiva de Hélio fez uma pausa, e rezaram a oração que nosso Senhor nos ensinou: um Pai Nosso, para pedir proteção. O momento de fé terminou com orações de um pastor evangélico.
Na porta principal da prefeitura, o então prefeito interino, Iraci Dimas (PTdoB), que agora voltará a ser o presidente da câmara, recebeu o novo prefeito e o desejou uma boa sorte.
Hélio volta a prefeitura depois de quatro meses e seu desejo é ficar no cargo até o final de 2016. Ele conseguiu uma liminar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que suspendeu a cassação de sua candidatura, o que lhe deu o direito de aguardar a decisão final do TSE, no comandando do executivo.
Dança das cadeiras Com a mudança do prefeito, as cadeiras do secretariado vão ter novos ocupantes, assim como o comando da Santa Casa e do SAAE que são autarquias públicas municipais, e passarão a ter seus novos diretores.
Novas eleições
A probabilidade de Ibiá ter um novo processo eleitoral é considerada pequena. A gravação de um vídeo com imagens de uma suposta compra de votos é a prova mais importante que incrimina o novo prefeito, porém essa gravação foi considerada ilícita pelo Ministro do TSE, Dias Toffoli, em sua decisão que deferiu a liminar pleitada por Hélio.
Decisão do TSE
Pela segunda vez, desde o dia 7 de outubro de 2012, a população de Ibiá vai aguardar uma decisão do TSE. No dia 6 de dezembro o TSE cassou o registro de Paulo Jibóia (PSDB) vencedor das eleições em Ibiá, por considerá-lo inelegível. Agora, mais uma vez, o povo de Ibiá vai aguardar mais uma decisão do TSE. Fatos inéditos na política de Ibiá.
O jovem Pedro de 17 anos que mora no bairro São Benedito lamenta: “Logo na primeira vez que eu voto, os dois candidatos mais votados são barrados na justiça”
A decisão do TSE, a respeito da cassação de Hélio Silveira, deve acontecer no próximo mês.
A cidade de Ibiá atravessa um momento difícil.
A cidade de Ibiá passa por situações lamentáveis. Na última semana os postos de saúde não tinham médicos atendendo, situação que obrigava os pacientes lotar o único pronto socorro da cidade. Neste final de semana, em alguns pontos da cidade, não houve coleta de lixo.
O novo prefeito terá muito trabalho neste seu início de governo. Problemas frutos de más administrações ao longo destes últimos anos.
Comments