Buscar

Ibiá completa 88 anos de emancipação política.

Hoje Ibiá amanheceu com um brilho mais intenso, pois esta completando 88 anos de emancipação política.

A cidade esta em festa


CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE IBIÁ

Os primitivos habitantes da região do Planalto de Araxá, onde hoje se situa o município, foram os índios Araxás. Não se conhece ao certo a data em que chegaram ao local os primeiros moradores. Das versões conhecidas, a mais aceita é a que dá ao bandeirante “Anhangüera” a responsabilidade pelo evento, ao construir um pouco à beira da estrada, o que facilitaria os meios de comunicação do extremo interior com províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em torno desse pouso e às margens do atual Rio Misericórdia, surgiu a primeira povoação. Todavia, há também a versão de ter sido o terreno em que se localiza a Sede, doado por Antônio Alves da Costa, em cumprimento de promessa feita a São Pedro de Alcântara, por haver conseguido alcançar uma graça. Realmente, a primeira denominação conhecida do povoado foi “São Pedro de Alcantara”. O local escolhido servira anteriormente de pousada para tropeiros e boiadeiros, provindos de outras regiões, dentre os muitos que ali se fixaram.

O topônimo Ibiá parece ser ditado pelo aspecto panoramico local, já que significa “serra cortada”, “cabeceiras altas” e “chapadas”.

Distrito criado com a denominação de São Pedro de Alcântara, pela lei provincial nº 2980, de 10-10-1882 e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao Município de Araxá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Pedro de Alcântara, figura no município de Araxá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiá, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Araxá. Sede na povoação de São Pedro de Alcântara. Constituído de 3 distritos: Araxá, Santo Antônio da Pratinha e Tobatí, sendo que Santo Antônio da Pratinha desmembrado de Araxá e Tobati criado pela mesma lei que criou o município. Instalado em 27-01-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Araxá, Santo Antônio da Pratinha e Tobatí

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Santo Antônio da Pratinha passou a chamar-se simplesmente Pratinha. Sob o mesmo decreto-lei acima citado, Ibiá adquiriu o Município de Araxá, o Distrito de Argenita ex-São José do Araxá e ainda pelo mesmo decreto-lei é criado o Distrito de Campos Altos com territórios desmembrados do Distrito de Pratinha e anexado ao Município de Ibiá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Ibiá, Argenita, Campos Altos, Pratinha (ex-santo Antônio da Pratinha) e Tobati.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembra do município de Ibiá os distritos de Campos Altos e Pratinha, para formar o novo município de Campos Altos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Ibiá, Argenita e Tobati.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Pedro de Alcantara para Ibiá, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Fonte: IBGE

_________________________________________________________________________________

Em 1964, a empresa suíça Nestlé inaugurou sua fábrica de leite em pó, criando mais empregos e possibilitando aumento da produção de leite e melhoramentos no plantel leiteiro da região.

No ano de 2005, o município de Ibiá foi o primeiro produtor brasileiro de leite com 104,428 milhões de litros produzidos, conforme pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. _________________________________________________________________________________

Durante os próximos 5 dias inaugurações de obras importantes, shows no Estádio JK vão marcar as comemorações dos 88 anos de Ibiá.

Mas a cidade de Ibiá como todas do Brasil, não vive só de alegrias. É bom lembrar que o povo também clama por melhorias na área da saúde, educação, como a implantação de um centro universitário e a estruturação do nosso Distrito Industrial, para atrair novas indústrias para nossa cidade. Talvez nosso Distrito Industrial tenha dado o primeiro passo para tal estruturação, com a implantação da rede de água potável, recentemente inaugurado pelo SAAE.

Parabéns a toda equipe da Secretaria Municipal da Cultura, principalmente na pessoa do competente Anderson Ferreira, que sempre proporciona ao povo de Ibiá, eventos de alta qualidade.

PARABÉNS IBIÁ!

PARABÉNS AO POVO DE IBIÁ!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png