top of page
Buscar

Ibiá registra mais duas mortes causadas pela covid-19

O município chegou a 20ª morte causada pela infecção. Maiorias das vítimas estão concentradas na faixa etária acima de 60 anos.


A cidade de Ibiá confirmou na noite de ontem (05), mais duas mortes causadas por complicações da covid-19. As vítimas são uma mulher, de 76 anos e um homem, que não teve sua idade divulgada. Ambos estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de Araxá. Com mais esses dois óbitos confirmadas, o município soma agora 20 mortes causadas pela doença, cinco delas ocorridas no mês de fevereiro.


De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 81% dos óbitos por covid-19 registradas no estado, estão na faixa etária acima dos 60 anos de idade. De acordo com o médico epidemiologista e professor do departamento de medicina da UFSCar, Bernardino Alves Souto, os idosos têm os órgãos mais envelhecidos, com menor capacidade funcional.


" Um coração, um pulmão de uma pessoa idosa funciona com menos vitalidade que em jovens, por isso, eles enfrentam mais complicações do que pessoas jovens com a covid"

Ainda segundo o especialista, o sistema imunológico dos idosos também não tem a mesma eficiência com relação aos órgãos mais jovens, o que aumenta a predisposição dessa população a ter mais complicações relacionadas a covid-19.


Por esse motivo é muito importante que as pessoas mais idosas fiquem em casa e só saiam em casos extremamente necessário.


O número de pessoas que estão com o vírus ativo no corpo, continua em declínio em Ibiá. Nos últimos 30 dias os casos ativos caiu 61%, passando de 106 para 41 pessoas. Dos pacientes que estão doentes, 31 estão cumprindo isolamento domiciliar, 6 recebem tratamento em enfermarias e 4 estão internadas em UTI.


Nas últimas 24 horas houve 10 novas confirmações da doença e 7 recuperações. Atualmente o município soma 1064 registros da doença sendo que 1003 pessoas já conseguiram se recuperar, o que corresponde a 94,2% dos infectados.


Vacinação


A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária tem dado continuidade no processo de vacinação contra a COVID-19. Durante essa semana foram vacinados os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio, das Unidades Básicas de Saúde Salvino Basílio, Agda Borges e Saul Mendes. Além disso, foram vacinados também os profissionais da Policlínica e Clínica Municipal de Reabilitação (Fisioterapia).


Imunização sendo realizada nos profissionais da saúde de Ibiá. Imagem: Prefeitura M. de Ibiá/Divulgação


A Prefeitura informou que essas vacinas fazem parte do segundo lote recebido pelo Município, ou seja, as 249 doses desenvolvidas pela Oxford (AstraZeneca).

Ontem, dia 5, foi iniciada a aplicação da segunda dose do primeiro lote das 77 vacinas (CoronaVac) recebidas no mês de janeiro, sendo imunizados, os profissionais da Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio, Secretaria Municipal de saúde e também aos residentes do Lar Vicentino.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page