O Prefeito de Ibiá, Hélio Silveira (PP), anunciou ontem (10), em seu programa semanal de rádio que a cidade de Ibiá será contemplada com uma base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no Brasil também chamado de 192).
O projeto foi apresentado pelo Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto, durante a realização da 1ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público, realizada em Uberaba no mês passado, na qual o prefeito de Ibiá participou. Durante a Assembleia foi debatido assuntos referentes à Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Triângulo Sul, da qual Ibiá faz parte.
“A SRS Uberaba está atuando em conjunto com os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde para trazer, com a implantação dessa rede, uma melhora significativa para o atendimento de média e alta complexidade da população local”, comentou Iraci.
O prefeito Hélio Silveira, também falou sobre esse importante projeto para Ibiá: “Essa base é uma grande conquista para Ibiá, uma meta do nosso plano de governo e um presente da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba para Ibiá e região”.
Em contrapartida, caberá ao município, a construção ou adequação de um local para a instalação da base. O custeio e o gerenciamento da rede serão realizados via consórcio.
A unidade vai operar as chamadas de atendimento da central instalada em Uberaba, através de uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) que contará também, com um técnico de enfermagem e um condutor socorrista (sistema de plantão) com a responsabilidade de atender as urgências do município e seu entorno, durante 24 horas, 7 dias de semana, incluindo as rodovias que cortam o município.
O SAMU faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Comentarios