top of page
Buscar

Ibiá vai sediar o 1º Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar

Acontece em Ibiá no próximo dia 02 de dezembro no Anfiteatro da Câmara Municipal, o 1º Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.

A agricultura familiar representa cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Esse percentual demonstra a importância desse setor na alimentação do povo brasileiro bem como na subsistência dos produtores rurais e suas famílias. Desde 2003 o Governo Federal bem como os governos estaduais vêm aprimorando suas políticas públicas para auxiliar a agricultura familiar, agregando valor e renda às famílias produtoras.




Por outro lado, emerge a questão da segurança alimentar está intimamente ligada à produção de alimentos. Dados do Center of Disease Control and Prevention informa que a cada ano cerca de 48 milhões de pessoas tornam-se doentes; 12.800 são hospitalizadas e 3.000 morrem de doenças de origem alimentar (CDC, 2011). O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado em 15 de setembro de 2006 a fim de assegurar o direito humano á alimentação. Sua ênfase é na condução de políticas que “assegurem a todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável (grifo nosso) (Santilli, 2009).


Com o tema Ações Sustentáveis, o Seminário tem o objetivo de promover a conscientização de agricultores familiares em relação à importância da adoção de boas práticas agrícolas de forma a agregar valor e renda aos produtos e transferir conhecimento sob a forma de palestras e de debates ministrados por especialistas de instituições comprometidas com a agricultura familiar. O principal alvo do evento é os agricultores familiares, assentados, sindicatos, associações, federações e cooperativas e demais entidades da agricultura familiar e técnicos de assistência técnica e extensão rural, dirigentes dos setores público e privado e demais interessados.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO


9 horas – ABERTURA OFICIAL


AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: MODELOS E TENDÊNCIAS

Secretaria de Agricultura Familiar

Ministério do Desenvolvimento Agrário


9h30min – SEGURANÇA ALIMENTAR: BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E FABRICAÇÃO DE

ALIMENTOS

Claudia Lúcia de Oliveira Pinto

Farmacêutica Bioquímica

EPAMIG

DEBATE


10h30min – BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA CADEIA PRODUTIVA DA PIMENTA

Cleide Maria Ferreira Pinto

Pesquisadora EMBRAPA / EPAMIG

DEBATE


11h45min – INTERVALO ALMOÇO


14 horas – AGRICULTURA RACIONAL FAMILIAR COM VISTAS À PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS E FONTES DE ENERGIA EM SUBSTITUIÇÃO AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Rogério de Paula Lanna

Pesquisador e professor

Departamento de Zootecnia

Universidade Federal de Viçosa

DEBATE


15 horas – MARKETING RURAL PARA AGREGAÇÃO DE VALOR DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Giovanni Weber Scarascia

Presidente do Instituto Brasil

Membro credenciado da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio

DEBATES

INTERVALO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PARA OS ASSENTAMENTOS DE IBIÁ E PRATA: CENÁRIO ATUAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA 2012

Marcus Lélis Lopes

Consultor

INSTITUTO BRASIL

ENCERRAMENTO OFICIAL

Fonte: Instituto Brasil – Gestão Estratégica de Competências

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page