Foto: TJMG
O desembargador ibiaense, José Afrânio Vilela, está concorrendo à vaga do Ministro Massami Uyeda do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que se aposentou no final de 2012.
O nome de José Afrânio Vilela, foi escolhido no terceiro escrutínio e recebeu 16 votos. Compõem a segunda lista tríplice, os nomes dos desembargadores, Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo escolhido no primeiro escrutínio com 19 votos e Samuel Meira Brasil Júnior, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, escolhido no segundo escrutínio com 20 votos.
A lista agora irá à presidente Dilma Rousseff, que indicará um nome ao Senado. A nomeação do novo ministro depende de aprovação do candidato na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e no plenário do STF.
Filho de José Vilela e Erotildes Antônia Vilela, José Afrânio Vilela formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (Turma de 1989). Ingressou na Magistratura Mineira em 1989, atuando nas comarcas mineiras de Resende Costa, Bom Sucesso, São João Del Rei, Entre Rios, Conselheiro Lafaiete, Contagem e Belo Horizonte. É desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na 2º câmara Cível e Corte Superior, desde 2005. Foi professor de Direito, em curso técnico no Colégio São José de Ibiá, de 1986 e a 1988; monitor na Universidade Federal de Uberlândia/MG em 1983 e 1984; professor do IEC – Instituto de Educação Continuada da PUC/MG, no Curso de Pós Graduação em Poder Judiciário; orientador da Escola Judicial “Desembargador Edésio Fernandes”, em formação inicial dos Juízes de Direito e servidores do Estado de Minas Gerais.
Vilela também já recebeu condecorações ibiaense como, advogado do ano de 1988; título de cidadão destaque de 1998; comenda de São Pedro de Alcântara em 2005. Em sua trajetória, Vilela recebeu o título de Cidadão Honorário nas cidades de Contagem, Resende Costa, Prata, Uberlândia, Campos Altos, Araxá e Belo Horizonte.
Comentários