top of page
Buscar

Ibiaenses celebram grande festa em louvor a N. S. do Rosário e São Benedito

Movidos pela fé!



Uma celebração de fé e de muito amor, assim aconteceu neste domingo (16) o encerramento da 59ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Ibiá. Uma celebração que acontece na cidade desde a década de 50 e reúne devotos de várias etnias.


Protagonizada pela irmandade afro brasileira, a festa em Ibiá ganhou uma grande importância ao se tornar patrimônio cultural e imaterial da cidade. Reconhecimento pela luta e determinação de uma das figuras mais importantes da festa, o Rei Congo, Sr. Chico.

“Pelas histórias que sempre ouvimos, Sr. Chico é o grande patrono dessa festa. Se não fosse o esforço dele, talvez essa festa já tivesse acabado. A comunidade de Ibiá deve muito ao Sr. Chico por essa festa ter se tornado grande como é”, comentou Reginaldo, ibiaense que mora em Araxá.

Sr. Chico, à esquerda, recepcionando os grupos de Congados

Esse ano a celebração, que é organizada pela Paróquia de São Benedito e pela Associação dos Congos e Moçambiques de Ibiá, reuniu 42 grupos de Congados e Moçambiques de Ibiá e de várias cidades da região.

“A festa é maravilhosa. Depois de 8 anos, voltei a Ibiá pra celebrar essa festa que é tão bonita e que me deixa assim, muito emocionada”, comentou a dona de casa Sônia, que reside em Monte Carmelo.


A procissão começou por volta das 15 horas, saindo da Praça Santa Cruz e encerrando na Matriz de São Benedito, onde os capitães de cada terno receberam das mãos da prefeita de Ibiá, Dra. Marlene e do Pároco Pe. Frederico, uma medalha, em homenagem aos Santos festeiros.

Grupos de Congados e Moçambiques acompanhando a procissão que percorreu cerca de 1,5 quilômetros

A Polícia Militar de Ibiá, reforçada pela Base Comunitária Móvel, garantiu a segurança dos fiéis durante 4 dias da festa.

anuncio3458.jpg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page