De acordo com Portaria publicada pelo Detran, ajustes devem ser concluídos em um prazo de 30 dias.
O Detran (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), publicou uma portaria que determina a implantação definitiva das novas placas do Mercosul no estado de Minas. De acordo com a Portaria, a partir do dia 2 de março, todos os veículos novos, que serão emplacados pela primeira vez, deverão fixar as novas placas Mercossul. Veículos que vão mudar de município, serão obrigados a utilizar a nova placa.
A implantação já é obrigatória no Brasil, mas no estado houve um atraso no sistema. A antiga placa continua valendo e não é obrigatória a substituição. No caso em que o proprietário mantiver a transferência do veículo para outro proprietário, no mesmo município, não é obrigatória a transferência para placa nova.
Quem optar por mudar a placa para o novo sistema deve procurar o Detran e solicitar a alteração de dados. A única alteração na placa é o segundo número na sequência numérica, que vai ser substituída por uma letra. O valor da placa deve variar de R$ 115 a R$130.
Duas audiências públicas estão previstas para discutir as mudanças a fim de atender a todos os 853 municípios do estado.
O Detran informou ainda que os sistemas informados que vão operar o novo modelo de emplacamento e credenciamento das estampadoras já estão prontos. As demais etapas de implementação serão analisadas dentro de um prazo máximo de 30 dias a partir da publicação da portaria.
Comments