A Comenda é considerada a maior honraria de Uberlândia. Além do presidente da República, outros 28 nomes serão homenageados; veja no final da reportagem a lista completa.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem filiação partidária), será uma das 29 pessoas a receber o Prêmio Augusto César 2021, concedido pela Câmara de Municipal de Uberlândia.
O Prêmio é considerado a maior honraria concedida a quem contribuiu com o desenvolvimento de Uberlândia. Neste ano, o evento seguirá as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
“Temos ciência da importância dos convidados e assessores nesse processo democrático que envolve a entrega da Comenda Augusto César, mas infelizmente estamos vivendo uma situação atípica e muito delicada com a pandemia. Por isso, gostaria de pedir a compreensão de todos que não poderão participar presencialmente da solenidade e reforçar que neste momento precisamos entender que a prudência é uma forma de mostrarmos que temos responsabilidade uns com os outros”, disse o presidente da Câmara, Sérgio do Bom Preço (PP).
Cada vereador pode indicar um homenageado, e o presidente da Câmara e o prefeito Odelmo Leão podem indicar dois nomes cada um. A entrega faz parte da comemoração do aniversário de Uberlândia, que é celebrado no próximo dia 31 de agosto.
Além de Bolsonaro, estão entre os homenageados a ministra Damares Alves, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o deputado federal Marco Feliciano, o governador de Minas Gerais Romeu Zema e a atriz Íris Stefanelli. Veja a lista completa no final da matéria.
A solenidade foi criada em 1972 e esta é 49ª edição da Comenda. Augusto César foi magistrado durante 35 anos, vereador, deputado provincial, presidente e agente executivo da primeira Câmara de São Pedro do Uberabinha. O nome dele é apontado como um dos principais responsáveis pela emancipação de Uberlândia do município de Uberaba.
Em 2021, a entrega da homenagem vai ocorrer no dia 27 de agosto a partir das 9h, no plenário da Câmara.
Covid-19
Para 2021, a Câmara modificou a cerimônia de outorga da Comenda Augusto César e os homenageados vão precisar seguir as restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Assim, convidados, assessores e familiares dos envolvidos não vão poder acessar o plenário.
Apenas os 29 homenageados, vereadores e a imprensa previamente credenciada vão poder acessar o prédio da Câmara. Todos deverão utilizar máscaras faciais e terão a temperatura aferida antes de acessarem o plenário, além da disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos.
Lista de homenageados com a Comenda Augusto César em 2021
Jair Bolsonaro – presidente da República;
Rodrigo Pacheco – presidente do Senado;
Damares Alves – ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;
Gilson Soares Mendes – desembargador formado em direito pela UFU e ex-juiz da comarca de Uberlândia; atualmente é presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG);
Euclydes Pettersen – deputado federal;
Marco Feliciano – deputado federal;
Reginaldo Lopes – deputado federal;
Jarbas Soares Júnior – procurador-geral de Justiça de Minas Gerais;
José Carlos Casé e Silva Fortes – promotor de Justiça;
Fernando Marcos dos Reis – coronel e comandante da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM) em Uberlândia;
Dom Paulo Francisco Machado – bispo diocesano de Uberlândia;
Gilson Martins Fayad – médico pediatra;
Joaquim Lima – cirurgião plástico;
Íris Stefanelli – atriz;
José Moreira de Freitas – inspetor adjunto da Polícia Civil;
Praia Clube – considerado maior clube de lazer da América Latina;
Douglas Pena – advogado e empresário;
Ayrton Pereira de Araújo – empresário;
Márden de Assis Botelho – empresário;
Morum Bernardino – empresário;
Thaisa Gapski Pereira Galicioli – presidente voluntária do Grupo Luta pela vida, ONG fundadora do Hospital do Câncer em Uberlândia;
Antônio Ribeiro Pereira;
José Maria de Araújo;
Cláubia Julio Oliveira – coordenadora do projeto de vacinação contra o coronavírus em Uberlândia;
Helena Borges Martins da Silva Paro – médica e professora;
Isabel Cristina Manzi – pedagoga e servidora pública municipal;
José Deolindo Menck – professor da UFU;
Roberta Catarina Giacomo – advogada;
Projeto Todas por Ela – assessoria jurídica gratuita para mulheres e meninas em situação de violência doméstica e de gênero.
Comments