top of page
Buscar

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Petista fez 50,83% dos votos válidos, faltando 1% pra encerrar a apuração e derrotou seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro.


Três dias depois de completar 77 anos, o pernambucano radicado em São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito, na noite deste domingo (30), presidente da República pela terceira vez. Ele assume a Presidência em 1º de janeiro de 2023.


Lula garantiu a eleição quando atingiu 50,83% dos votos válidos, não sendo mais possível ser alcançado lo seu adversário e atual presidenteJair Bolsonaro (PL), que fez 49,17% votos. Até o momento foram apuradas 98,81% das urnas.


O petista já havia ocupado o cargo entre os anos de 2003 e 2011. Ele disputou a Presidência seis vezes desde a redemocratização do país, em 1989 — venceu três e perdeu três, uma vez para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique Cardoso.


Em 2018, Lula não disputou a eleição presidencial após ficar preso por 580 dias pela Operação Lava Jato, acusado de participar de um esquema de corrupção na Petrobras. Todos os processos que o levaram à cadeia acabaram posteriormente anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e firmou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba.


De volta à cena eleitoral para a disputa de 2022, Lula formou coligação com nove partidos (a maior desta eleição) e escolheu como vice um dos seus principais adversários dos últimos anos: o ex-governador de São Paulo e fundador do PSDB Geraldo Alckmin, agora filiado ao PSB.


Entre as principais promessas feitas por Lula e Alckmin durante a campanha estão o fim do teto de gastos, a proposição de uma nova legislação trabalhista, a ampliação e reestruturação do Bolsa Família, a aprovação de uma reforma agrária e a isenção de imposto de renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, além de uma reforma tributária que simplifique impostos e aumente a taxação dos mais ricos.


Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page