Médicos de Ibiá paralisam serviços em protesto por salários atrasados
- ibiaemfoco
- 13 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

Moradores de Ibiá estão vivenciando mais um triste episódio da saúde pública municipal. Quem procurou atendimento na Santa Casa hoje (13) se deparou com a triste notícia que alguns serviços estavam paralisados.
A paralisação foi feita por médicos e alguns funcionários que prestam serviços para entidade em protesto por salários atrasados. Segundo eles, a entidade deve seis meses de salários sendo, quatro meses da administração anterior e dois meses da atual.
O médico, Dr Walter Múcio Costa, divulgou uma carta onde expressa total indignação com a administração do hospital. Na carta o médico afirma que está paralisando os serviços de internações clínicas médicas, ginecologia, obstetrícia, anestesias, cirurgias e exames de radiografias e ultrassonografia.
“Os pacientes é quem saem penalizados, mais foi a única maneira de protestarmos (nós médicos), pela falta de pagamento dos nossos salários atrasados. Quero pedir desculpas à população de Ibiá, mais somos humanos também e temos as nossas necessidades e os nossos compromissos. Estão dizendo na secretaria de saúde que tiramos férias para justificarem a não marcação de exames, não é verdade isso. Estamos fazendo um protesto pela falta de respeito conosco, profissionais. Estamos indignados com a forma que está sendo conduzida a Santa Casa. Acho ainda que subvenção que foi posta pelo Sr. Prefeito e votada pela Câmara de Vereadores é insuficiente para tocar o serviço de saúde da Santa Casa. Acho também que saúde é serviço essencial, prioritário”, disse na carta, Dr. Walter.
A carta foi publicada na rede social Facebook por um perfil falso, e sua veracidade chegou a ser questionada pelos internautas, mas a equipe do Ibiá em Foco entrou em contato com o médico e ele confirmou a publicação.
“O relato foi feito por mim, que sou uma das pessoas lesadas”, disse o médico.
Diante desse fato triste, mais um envolvendo a Santa Casa, entramos em contato com a entidade que nos informou que, os exames laboratoriais estão sendo realizados normalmente. Já a Secretaria de Saúde nos informou que apenas os exames de ultrassonografias foram suspensos e que todas as unidades de saúde estão funcionando normalmente, inclusive com atendimento de especialidades médicas.
De acordo com informações obtidas pelo Ibiá em Foco, a Prefeitura destina mensalmente à Santa Casa uma subvenção de aproximadamente 230 mil reais, valor que, segundo a Santa Casa, não dá para cobrir todas as despesas.
A Santa Casa possui uma enorme dívida, que somando as responsabilidades fiscais e trabalhistas, beira os sete milhões de reais.
Os serviços médicos de urgências estão sendo mantidos inclusive internações. A Santa Casa não soube nos informar até quando será mantida a paralisação.
Comments