top of page
Buscar

Meteoro é visto por moradores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro

Fenômeno trata-se de um bólido gigante. Observatórios de outros estados também registraram o fato.


Câmera de segurança flagra o fenômeno no céu de Patos de Minas.


Na noite desta sexta-feira (14), moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba viram um meteoro entrar na atmosfera terrestre. Autoridades já iniciaram pesquisa para analisar os possíveis locais de queda.


Moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis, Patrocínio e Perdizes denunciaram o fenômeno nas redes sociais. De acordo com algumas testemunhas, um rastro de luz foi deixado no céu, seguido por um forte estrondo.


Segundo Gilberto Dumont, coordenador do Observatório Patos de Minas, observatórios de outros estados também registraram o fenômeno. A hipótese de que alguns detritos tenham atingido o solo começaram a ser estudadas.


“Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo", comentou Dumont.

O coordenador do observatório informou ainda que profissionais da Rede Brasileira de Meteoros (Bramon) - a Rede Brasileira de Observação de Meteoros - montaram as imagens para calcular a rota por triangulação e traçar a possível área de queda.


Segundo o observatório IDS, o que foi visto no céu sobre Minas Gerais foi um bólido gigante. Segundo definição do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, trata-se de uma "luz emitida por um grande meteoroide ou asteroide ao explodir na atmosfera. Um bólido é caracterizado como um meteoro de magnitude aparente igual a -14 ou maior", explicou o museu.