top of page
Buscar

Milhares de Mineiros não retornaram ao posto para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19

A expectativa do Secretário Estadual de Saúde, é que até novembro, 80% da população já deve estar imunizada com as duas doses e que, ainda neste ano, os primeiros vacinados recebam a terceira dose de reforço.


Fábio Baccheretti em entrevista ao MG1 — Foto: Reprodução/TV Globo


O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, informou em entrevista para o programa MG1, da Rede Globo, que até o momento, cerca de 50% das pessoas no estado estão imunizadas ao menos com a primeira dose e ressaltou a preocupação com quem a recebeu e não voltou ao posto de saúde para ganhar o reforço, que é fundamental para garantir a eficácia da vacina. Cerca de 1 milhão de pessoas ainda não procuraram a segunda dose e já poderiam ter recebido.


“Isso nos preocupa. Nós temos um dado, um dado parcial, porque o município pode não ter lançado aquele dado, mas a gente tem cerca de 1 milhão de segundas doses a serem lançadas no sistema. Pode ser, parte disso, por falta de lançamento, mas, certamente, parte desse número são de pessoas que não procuraram a segunda dose. Então é muito importante lembrar que a eficácia [da vacina] se dá com duas doses,” informou o Baccheretti.

Baccheretti espera que, até o fim do ano, pelo menos 80% da população já tenha recebido as duas doses do imunizante. E que, ainda neste ano, comece a imunização de reforço, com uma terceira dose.


Um é pouco, dois é bom, três é demais!


O Plano Nacional de Imunizações (PNI) conta, atualmente, com quatro vacinas (Coronavac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen) em ampla aplicação no território nacional. Desses imunizantes, apenas a da Janssen obedece ao esquema de dose única e, portanto, não exige uma segunda dose para completar o esquema vacinal para a aquisição da imunidade contra o vírus SARS-CoV-2, da COVID-19. Sendo assim, caso você tenha sido vacinado com a primeira dose dos demais imunizantes, não deixe de tomar a segunda dose, após o intervalo recomendado, para que você seja imunizado adequadamente e, assim, aumentar a sua defesa contra o coronavírus!

Fonte: Secretaria de Estado da Sáude de MG (SES-MG)


Variante Delta



A respeito da variante delta, o secretário informou que há uma possibilidade, sim, que já tenha uma circulação acontecendo no estado.


“O vírus está circulando no estado, a gente só não sabe se a circulação é 100% importada, mas há uma expectativa, sim, que a gente já tenha uma circulação acontecendo porque nos demais estados vizinhos nossos isso já é uma realidade”, disse o secretário.

Baccheretti disse ainda que essa variante é o vírus com algumas diferenças genômicas, e para evitar de ser contaminada as pessoas precisam manter os cuidados como, o uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos.


“A gente, obviamente, como vigilância, se preocupa em observar como está sendo essa transmissão, mas a forma de lidar com o vírus é a mesma de sempre'', ressaltou o secretário.



Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

anuncio marsusi.jpeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page