top of page
Buscar

Minas possuiu 4 marcas de café consideradas impróprias para consumo; veja a lista

Marcas mineiras que foram desclassificadas são produzidas em Carmo do Paranaíba, Muzambinho, Monte Carmelo e Patrocínio.


Imagem: MAPA/Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de lotes de marcas de café torrado considerados impróprios para consumo. Esses produtos foram desclassificados após análise do Departamento de Inspeção do órgão. A detecção de matérias estranhas, impurezas e elementos acima dos limites permitidos pela legislação vigente levou à desclassificação.


Segundo a Portaria nº 570, as matérias estranhas incluem grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras e outras sujeiras. Os elementos estranhos envolvem grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar e borra de café solúvel ou de infusão. As impurezas são cascas, paus e detritos do próprio pé de café.

 

Marcas mineiras afetadas

 

Quatro marcas de café de Minas Gerais estão na lista de irregularidades: Café de Minas (sede em Carmo do Paranaíba), Córrego do Ouro (sede em Muzambinho), Mila (sede em Monte Carmelo) e Ouro Minas (sede em Patrocínio).

 

O que fazer se você adquiriu esses produtos?

 

Se você comprou algum desses cafés, é importante deixar de consumi-los e solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Caso encontre alguma dessas marcas sendo comercializadas, comunique imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde adquiriu o produto.


Veja abaixo quais marcas e lotes não devem ser consumidos no Brasil:



Fiscalização e compromisso com a segurança alimentar


A Operação Valoriza, que coletou 168 amostras de café durante fiscalizações em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, revelou essas irregularidades. O Ministério da Agricultura reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, atuando de forma vigilante para coibir irregularidades na indústria de café.

Commentaires


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

anuncio marsusi.jpeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page