Os moradores do povoado de Tobatí, distrito de Ibiá, estão reclamando da qualidade da água que está sendo distribuída nas casas. Segundo eles, a água está chegando nas torneiras com aspecto amarelado. O problema já acontece há vários dias e o funcionário responsável pelo serviço de distribuição da água não é encontrado no local para prestar esclarecimentos.
De acordo com o Químico do SAAE, empresa responsável pelo tratamento da água de Tobatí, Sebastião Carvalho, existem três mananciais de água na região do povoado e que devido ao longo período de estiagem os resíduos se acumulam na terra e quando começam as chuvas eles se decompõem causando a mudança no aspecto da água.
O SAAE já solicitou uma análise na água do distrito, para apurar de fato o que está ocasionando o problema. O resultado deve sair nos próximos dias.
Nossa equipe consultou uma empresa de Belo Horizonte, que presta serviços na área de análises de água e eles nos informaram que esse problema é muito comum acontecer quando ocorrem as primeiras chuvas depois de um longo período de estiagem. Se os parâmetros que medem a potabilidade da água estiverem dentro dos padrões de normalidade instituído pelo Ministério da Saúde, a água poderá ser consumida normalmente.
É possível acompanhar os resultados das análises de água realizadas em Ibiá e nos distritos de Tobatí e Argenita através da página do SAAE na internet, porém os dados divulgados pela empresa não são atualizados desde setembro do ano passado.
Comments