Buscar

Motoristas reclamam de instalação de quebra-molas em Ibiá

Um quebra-molas instalado em uma das principais avenidas da cidade tem provocado dor de cabeça em muitos motoristas. A lombada foi instalada na Av. Bartolomeu Ribeiro de Piava próximo ao posto Alpa. Segundo os motoristas, a lombada está fora dos padrões da legislação brasileira e com sinalização inadequada. Eles temem por avarias em seus veículos e até mesmo acidentes graves.

Nossa equipe conversou com João Batista, motorista da cidade de Araxá, ele conta que não enxergou a lombada e passou por ela com velocidade incompatível.

“A pessoa que ainda não passou por aqui não vai visualizar o quebra-molas. Além da pintura está relativamente apagada a única placa que avisa de sua existência é justamente a que fica em seu alinhamento, quer dizer, quando você ver a placa já vai está passando pela lombada. Além de tudo, a largura e a altura da lombada, no meu ver, está em desacordo com a legislação. Me desculpe, mas quem instalou esse quebra-molas aqui não entende absolutamente nada de trânsito,” comentou.

As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. São ondulações transversais e podem ser utilizadas onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.

Não basta simplesmente juntar o material necessário e construir uma lombada, a implantação da ondulação transversal na via pública dependerá de autorização expressa da autoridade de trânsito (diretor/presidente do órgão de trânsito) com circunscrição sobre a via.

Além disso, existe a obrigatoriedade da sinalização, ou seja, deve haver no local as placas de Velocidade Máxima Permitida, duas de Saliência ou Lombada, sendo uma antes da ondulação transversal e outra com seta de posição junto à ondulação, que deverá ser pintada totalmente ou com faixas intercaladas na cor amarela.

O local onde foi instalada a lombada tem um grande fluxo de pedestres devido a existência de bares e lanchonetes nas proximidades. Moradores e comerciantes que vivem nas imediações aprovam a instalação. Segundo eles o local é perigoso e que já aconteceram acidentes naquele trecho.

#Cidade #Geral

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

Anuncio_ief-4.jpg
Dá uma olhada no design que eu fiz no Canva!.png