Temperaturas devem ficar até 5ºC acima da média a partir dessa quinta-feira (14), segundo o Inmet.
Uma nova onda de calor está prestes a atingir Minas Gerais, trazendo temperaturas acima da média e representando um risco à saúde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para essa situação, que terá início na quinta-feira, dia 14 de dezembro, e deverá durar quatro dias, podendo se estender além desse período.
Dentre as cidades que serão afetadas por essa onda de calor, encontra-se Ibiá, que já experimentou altas temperaturas acima de 39ºC durante uma semana no mês de novembro. Segundo o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, essa onda de calor poderá se estender até o dia 20 de dezembro, quando o Verão terá início dois dias depois.
Durante esse período, poderá ocorrer chuva rápida e isolada à tarde em Minas Gerais, porém, isso não amenizará a sensação de calor, uma vez que o clima permanecerá abafado. Essa condição climática deve persistir até o domingo, dia 17 de dezembro. Por conta disso, o Inmet emitiu um alerta de nível laranja, indicando perigo, uma vez que o fenômeno deve persistir por pelo menos quatro dias consecutivos. De acordo com o Inmet, a partir de três dias, já é possível afirmar que uma onda de calor está ocorrendo.
Durante as ondas de calor, é comum ocorrer desidratação, sendo as crianças e idosos os mais vulneráveis. Por isso, é recomendado que reforcem os cuidados nesses períodos. Em casos de emergência, o Inmet sugere entrar em contato com a Defesa Civil (telefone: 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone: 193).
Veja a baixo uma lista de algumas cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e Centro-Oeste que enfrentarão essa nova onda de calor:
1. Araxá
2. Campos Altos
3. Carmo do Paranaíba
4. Cruzeiro da Fortaleza
5. Ibiá
6. Lagoa Formosa
7. Monte Carmelo
8. Nova Ponte
9. Patos de Minas
10. Patrocínio
11. Pedrinópolis
12. Perdizes
13. Pratinha
14. Rio Paranaíba
15. Romaria
16. Sacramento
17. Santa Rosa da Serra
18. São Gotardo
19. Tapira
20. Tapiraí
21. Uberaba
22. Uberlândia
Comments