São várias obras que foram paralisadas pela gestão pública. Prejuízo no bolso do contribuinte.
Praça da Juventude: Uma novela sem fim
A situação de várias obras públicas inacabadas que estão sendo construídas no Conjunto Habitacional Risoleta Neves em Ibiá somam vários prejuízos aos cofres públicos do município. As obras foram paralisadas pela administração pública devido a vários problemas.
A situação mais grave é da Praça da Juventude que começou a ser construída na gestão do ex-prefeito Ivo Mendes, há mais de 7 anos e até hoje não foi entregue à população do bairro. A situação da obra é precária, com toda a infraestrutura comprometida, sendo impossível utilizá-la sem antes realizar uma reforma geral. Ataques de vândalos deixou o local com sérios problemas. Vidros, portas e banheiros foram quebrados, gerando revolta aos moradores.
“É revoltante você vê uma obra desse tamanho e dessa importância se acabando no tempo. Dá muita dó. É o nosso dinheiro sofrido, indo pro ralo”, comentou uma moradora do bairro, que pediu pra não divulgar o seu nome.
Creche: Ação de vândalos acabando com o inacabado
Outra obra importante que também está paralisada é a única creche do bairro. A obra começou a ser construída na gestão anterior, foi até inaugurada, mas sem condições de uso, foi abandonada e repassada para atual administração, que até então, não conseguiu colocá-la em funcionamento, devido aos graves problemas do prédio.
Janelas destruídas da construção da Creche
A situação da obra também é preocupante. Com vidros quebrados, portas arrancadas e roubadas, o prédio também precisa passar por uma reforma geral pra ser entregue à população. A obra é muito esperada pelas mães do bairro, que não tem nenhum lugar para deixar seus filhos para irem trabalhar.
Construção paralisada da nova escola do bairro
Mais uma obra que foi paralisada é a nova escola do bairro. O prédio, que ainda está em fase inicial de construção, também foi abandonado na gestão anterior e repassado à atual administração.
A nova UBS (Unidade Básica de Saúde), que também havia sido paralisada na gestão anterior, foi concluída pela atual administração e deve ser entregue à população no primeiro semestre de 2019.
Os vereadores Marcos Barbosa (PSD) e Adaílson (PR), estiveram no local das obras e gravaram um vídeo de protesto, que posteriormente foi publicado nas redes sociais. No vídeo os vereadores fazem duras críticas à atual administração, e disse que falta empenho da atual gestão para resolver a situação. Adaílson afirmou que no início de 2017 a Câmara aprovou um projeto do executivo que tem como objetivo aumentar o quadro de funcionários da prefeitura exatamente para preencher as vagas da Creche, fato que não aconteceu. Barbosa disse que vai levar o caso ao Ministério Público para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura que nos enviou uma nota explicando a real situação das obras abandonadas. Leia a seguir, na íntegra, a nota enviada pelo setor de comunicação da Prefeitura à equipe do Ibiá em Foco:
Administração 2017/2020 recupera obras abandonadas da gestão passada
“É importante que a comunidade tenha conhecimento da real situação de várias obras do Município que foram herdadas pela atual administração, algumas inacabadas e outras abandonadas. Citamos como exemplo a Creche, o PSF e a Praça da Juventude no bairro Risoleta Neves, bem como, várias outras.
Em Janeiro de 2017 a situação da Praça da Juventude era de total abandono, sem uso e depredada, com vidros, portas, banheiros quebrados e destruídos, sem vigilante tomando conta.
Ao visitar essas instalações, os engenheiros responsáveis da Secretaria Municipal de Obras constataram varias irregularidades, como a parte elétrica, que já tinha sido paga a Empresa ganhadora da licitação, mas os serviços não foram realizados, apenas colocaram pedaços de fios para enganar e fraudar o Município. E também não houve fiscalização por parte da outra Administração com relação a essa obra, restando inúmeros prejuízos para o Município.
A Administração atual está movendo uma ação judicial, que tramita na Justiça Federal em Uberaba, para apurar os responsáveis pelas fraudes encontradas na obra, executada pela administração passada.
Para que essa praça seja aberta ao público é preciso recuperar a infraestrutura física deste espaço, que infelizmente, foi destruído e depredado por pessoas sem o menor respeito e bom senso ao próximo e ao patrimônio, que na verdade, é um bem de todos. A Secretaria Municipal de Obras já fez as planilhas de custos para que os serviços sejam licitados.
Com relação à Creche a atual Administração também recebeu esse prédio sem uso, depredado, necessitando de vários reparos para cumprir com o seu objetivo principal. E tendo em vista, as limitações financeiras do Município, principalmente pela situação de abandono da maioria dos prédios públicos, a Administração 2017/2020 está realizando gradativamente todas as obras pendentes em Ibiá. Para colocar essa Creche em funcionamento, são necessários vários serviços que serão licitados para execução. Inclusive essa obra estava aberta, e foi a atual Administração que construiu o muro. A meta é coloca-la em funcionamento em 2019, atendendo inúmeras crianças do bairro Risoleta Neves.
As obras da Unidade Básica de Saúde UBS “Dr. Saul Mendes de Paiva” já foram concluídas pela atual Administração. Os equipamentos e móveis já foram adquiridos. O local já está passando por serviços de limpeza e organização das salas, consultórios e demais espaços. Na parte externa também está sendo preparada, com serviços e capina e limpeza.
Em nenhum momento, a Administração 2017/2020 deixou de lado as obras paralisadas no Município. Desde o início de 2017 as Secretarias Municipais responsáveis pelo andamento dos serviços têm buscado soluções para conclui-las, que são oriundas de recursos do Estado e da União, que não estão repassando os valores devidos ao Município, o que tem impossibilitado a conclusão das mesmas”.
Comentarios