Seguindo a linha do governo federal, cortes nos gastos devem continuar no governo da nova prefeita de Ibiá.
O resultado das eleições realizadas em Ibiá trouxe uma novidade para a população. Pela primeira vez na história, a cidade será governada por uma mulher. Marlene Aparecida de Souza Silva, do PSDB, venceu as eleições obtendo 7.015 votos, o que corresponde a 53,42% dos votos válidos.
A partir de 1º de janeiro de 2017, Marlene vai ocupar a cadeira mais importante do executivo municipal, e terá um trabalho árduo, já que nosso país enfrenta uma de suas piores crises política e econômica da história. O governo federal já avisou que terá que cortar gastos no orçamento para fazer o país voltar a crescer. E essa meta deve acontecer também no governo de Marlene.
O rombo nos orçamentos públicos do país chegou ao elo mais fraco: as prefeituras. Com o caixa da prefeitura afetado e com a diminuição da arrecadação, prefeitos de todo país se viram obrigados a fazerem importantes cortes nas despesas dos municípios, medida que afetou várias áreas das administrações públicas.
Estimativas da economia brasileira revelam que a cada 10 cidades, 6 estão com rombos nas contas, e devem fechar o ano no vermelho.
Pensando no tamanho do desafio que irá enfrentar, Marlene já projetou como será o seu governo a partir de janeiro. Com um orçamento menor, Marlene precisará economizar nos gastos para ter uma administração segura e sem grandes problemas. E para conseguir construir um caminho menos laborioso ela espera criar uma boa aliança com o legislativo.
Como será o novo governo de Ibiá?
Saúde
Uma das maiores dificuldades das administrações públicas no Brasil é, sem dúvidas, a saúde pública. Sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar pelo caminho, já que teve uma presença significativa na Santa Casa de Ibiá, Marlene diz que o setor da saúde, em sua administração, terá um carinho especial. Sua principal meta é resgatar o que Ibiá tinha de bom e avançar em áreas prioritárias.
Marlene promete ampliar o número de PSF’s, modernizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), propondo atendimento médico em tempo integral.
A Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio terá atenção especial de Marlene, que pretende criar convênios para melhorar os serviços prestados pela entidade, inclusive a aquisição de uma de UTI móvel, antigo sonho da população ibiaense.
Marlene ainda destaca que vai transformar a Policlínica Municipal em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) equipada com ambulâncias e atendimento médico 24 horas por dia.
Educação
A educação em Ibiá também enfrenta seus desafios e um deles é encarado pelos estudantes universitários que, para se graduarem em um bom curso na faculdade, eles têm que se deslocar para outras cidades, enfrentando os perigos das estradas diariamente. Em seu plano de governo, Marlene destaca que vai trabalhar para instalar cursos superiores no município.
A reestruturação e reforma das escolas municipais e rurais de Ibiá, também estão nos planos de Marlene, que pretende ainda, instalar laboratórios de informática nas escolas municipais.
O IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) terá um apoio significativo no governo de Marlene, para que possa ampliar seus cursos, inclusive criar o curso de Técnico Agrícola, para capacitação de jovens e adultos.
Emprego
Um dos sérios problemas que o município enfrenta e na geração de novos empregos. Marlene diz que o município precisa reestruturar o Distrito Industrial, para estimular novas empresas a instalar no município e assim gerar os empregos que a cidade necessita.
Segurança Pública
Ibiá foi pioneira na região ao instalar o sistema de monitoramento via câmeras. De acordo com Marlene, esse serviço será melhorado e ampliado e ainda vai criar a Guarda Municipal. Outro ponto importante nos planos de Marlene é a ampliação do efetivo da Polícia Militar no município, que será cobrado por ela junto ao Governo do Estado.
Esporte, Lazer e Cultura
No esporte Marlene pretende ampliar o número de alunos participantes da escolinha de futebol e ainda criar o Centro Esportivo Múltiplo Olímpico.
As festas também terá o apoio de Marlene, que irá reativar a “Festa do Ibiaense Ausente”, uma das maiores festas regionais, e o “Juninão” que nos últimos anos deixaram de fazer parte da agenda festiva da cidade.
Apoio e incentivo aos grupos de Congados e Moçambique também são metas que Marlene considera importantes, já que Ibiá é destaque na realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Desenvolvimento Social
Uma das principais metas de Marlene na área do Desenvolvimento Social será o apoio às entidades filantrópicas APAE, NAVI, Querubins de Ouro e Lar dos Vicentinos, além disso, os idosos e portadores de necessidades especiais terão seus atendimentos ampliados.
O Restaurante Popular e a Padaria Popular, obras importantes construídas em gestões passadas e depois abandonadas, serão reativadas no governo de Marlene.
Agricultura
O município de Ibiá é um dos mais extensos de Minas Gerais, e por causa disso, a prefeitura tem um alto gasto com a manutenção das estradas rurais.
Em seu plano de governo, Marlene projeta a ampliação da patrulha mecanizada, uma importante ação que vai oferecer aos produtores rurais estradas com melhores condições, e assim facilitar o escoamento de suas produções, além de melhorar o transporte escolar.
Incentivo as Feiras Livres e a criação do Selo Ibiá de Qualidade, com a finalidade de valorizar e incentivar o consumo de produtos oriundos do campo, também será destaques da administração de Marlene.
Nossa Mensagem
A equipe do Ibiá em Foco deseja que nossa futura prefeita realize uma administração justa e consciente para que a cidade possa trilhar no caminho do desenvolvimento.
Commentaires