top of page
Buscar

Prefeito de Ibiá faz balanço de sua administração

O pagamento de mais de 21 milhões de dívida pública foi a principal ação do prefeito para recolocar Ibiá no caminho do desenvolvimento



O prefeito de Ibiá, Hélio Paiva da Silveira (PP), divulgou nessa semana, um balanço geral de sua administração. De acordo com Hélio, seu governo foi positivo e vai entregar a cidade pronta para o desenvolvimento. A divulgação foi feita através de um informativo da Prefeitura, que foi distribuído a toda população.


Dívida Pública

A maior dificuldade que Hélio enfrentou em seu governo, foi ter que administrar a prefeitura com uma dívida pública que ultrapassava os 40 milhões, dívida essa, comum em cidades com mais de 100 mil habitantes, ou seja, 4 vezes maior que Ibiá.


Os números da dívida pública de Ibiá, divulgados pela prefeitura, são assustadores. Em 2013, quando Hélio assumiu a cadeira do executivo, o município possuía uma dívida de R$ 40.106.357,05, que foi adquirida por prefeitos anteriores. Hélio destaca que foi preciso adotar atitudes enérgicas e impopulares para que pudesse entregar a cidade com condições reais de crescimento. Com respeito e comprometimento, Hélio garante que foi possível quitar quase a metade dessa dívida, restando cerca de 21 milhões, que foram negociados à longo prazo e em prestações ajustadas na realidade do município.


Além da dívida monstruosa, Hélio destaca outros graves problemas encontrados ao assumir a Prefeitura. Vários veículos, prédios públicos, escolas e postos de saúde encontravam-se em situações precárias, precisando urgentemente de manutenção. O trabalho de recuperação desses bens públicos ficou comprometido, já que e a Prefeitura não conseguia comprar nada, pois não tinha crédito no comércio local e muito menos em empresas regionais. A Prefeitura estava à beira da falência, com o nome incluso na dívida ativa e todas as certidões de débitos estavam positivas.


Novos Rumos

De acordo com Hélio, foram quase 4 anos de muito trabalho, enfrentado vários problemas e muitas críticas, mas garante que hoje a situação da Prefeitura é completamente diferente. Hoje com a recuperação do crédito e tendo suas certidões negativas, a Prefeitura consegue efetuar compras normalmente. Hélio ainda ressalta que a Prefeitura quitou todos os encargos trabalhistas e os funcionários públicos vão fechar o ano com seus pagamentos em dia, inclusive o 13º salário, que em outras gestões sempre ficava pendente.


Outra ação importante foi a recuperação do  VAF (Valor Adicionado Fiscal), que vai chegar em 2017, a quase 5 milhões de reais, recurso este que poderá ser investido em diversos seguimentos de interesse social.


Obras e Projetos

Mesmo com poucos recursos, Hélio conseguiu entregar obras importantes para a população, destaque para a construção das UBSs Central, São Dimas e Risoleta Neves, além de construção e reformas de escolas, creches, pontes rurais e aquisição novos veículos, modernizando a frota da Prefeitura. Outros três projetos, que são de suma importância para o município, e que já estão em fase de construção, já estão encaminhados pela Prefeitura. O primeiro é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; outro projeto importante é a construção da estação de Tratamento de Esgoto em Ibiá, que já está em fase final de elaboração; e por último, a criação do projeto de construção no Anel Viário de Ibiá, que vai desafogar o trânsito pesado no centro da cidade. Projetos importantes que vão ajudar a impulsionar o desenvolvimento em várias áreas do município.


Dengue

Outro ponto importante destacado por Hélio foi a redução no número de casos de dengue em Ibiá. De acordo com o prefeito, a redução foi em torno de 70%, e isso só foi possível graças ao empenho dos funcionários da Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde e da colaboração de grande parte da população.


Festas

Hélio lamenta em não realizar as tradicionais festas da cidade, como o Juninão e o Aniversário de Ibiá. Segundo Hélio, mesmo entendendo que o povo é merecedor das festividades, foi preciso escolher entre, pagar os funcionários e honrar os convênios ou investir em grandes eventos. A primeira opção foi primordial no governo de Hélio. Hoje, a economia feita durante esses 4 anos de gestão, ajudou a colocar a cidade nos trilhos.


Palavra do Prefeito Hélio Silveira

“Entrego a Prefeitura de cabeça erguida, com a certeza do dever cumprido. E deixo um pedido como ex-prefeito e como cidadão ibiaense à futura prefeita, Dra. Marlene. Que ela não aja como agiram os gestores anteriores. Que faça um governo baseado no bom senso e na realidade de nossa economia. Que plante sementes sadias para que a árvore cresça e dê bons frutos, e no futuro nossa cidade não venha se afundar em dívidas como quando recebemos a Prefeitura, colhendo apenas frutos podres.

Agradeço o empenho de todos nossos funcionários que trabalharam com afinco para superarmos as intempéries durante esses 4 anos.” (Fonte: Informativo “Ibiá para Todos”, veículo oficial da Prefeitura Municipal de Ibiá).


Nossa opinião

Nenhuma outra cidade na região crescia mais que Ibiá nas décadas de 60 e 70. Após a chegada da fábrica Nestlé, o comércio da cidade teve um grande crescimento e outras pequenas empresas começaram a se instalar na cidade, gerando emprego e consequentemente mais renda para o município. Depois de um período de crescimento a cidade começou a perder forças. Empresas foram falindo outras deixando a cidade e outras não receberam o apoio necessário para se instalar no município.

O que será que aconteceu? Crise financeira? Más administrações?

O que se vê atualmente é cidades menores se desenvolvendo mais que Ibiá.


Será que realmente estamos no caminho do desenvolvimento? 

Essa é a pergunta que muita gente anda fazendo por aí.

Tomara que estejamos no caminho certo, no caminho de grandes conquistas e é isso que a população merece e deseja.

Boa sorte Ibiá.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page