O prefeito de Ibiá, Hélio Silveira (PP), utilizou o seu programa semanal, em uma rádio local, para falar sobre o caso do despejo irregular de lixo hospitalar no lixão da cidade.
O prefeito desmentiu o diretor da Santa Casa, Ney Luiz Garcia, que disse ser da prefeitura a responsabilidade por coletar e dar o destino final ao lixo hospitalar. Segundo Hélio a responsabilidade da destinação correta do lixo hospitalar é de quem o produz, conforme duas leis em vigor, uma da ANVISA, de 7 de dezembro de 2004 e outra municipal de 27 de agosto de 2007, as quais estão disponíveis a qualquer cidadão na prefeitura.
Ainda segundo o prefeito a Santa Casa recebeu da Superintendência da Vigilância Sanitária um auto de infração no dia 06 de dezembro de 2013, por não cumprir as etapas do manuseio de resíduos, deixando de realizar o plano de gerenciamento até o momento e realizando práticas inadequadas de segregação, coleta, armazenamento externo, tratamento e destinação final do lixo hospitalar.
Hélio disse ainda que a prefeitura é responsável por coletar da Santa Casa, apenas o lixo comum, exatamente como faz nos demais imóveis da cidade.
A Santa Casa precisa, para receber recursos governamentais do estado e da união, transformar-se em instituição filantrópica, pois só assim prestará o profissionalismo dos serviços que a população almeja. (Hélio Silveira)
Comentários