top of page
Buscar

Prefeitura acaba com o lixão de Ibiá



Depois de muitos anos funcionando próximo ao distrito industrial, a Prefeitura Municipal irá desativar o lixão da cidade e acabar de vez, com um antigo problema de Ibiá. A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Prefeitura iniciará a coleta seletiva de lixo em todas as residências de Ibiá.


Para que os moradores se adequem ao novo procedimento de coleta de lixo a Prefeitura distribuiu em todos os domicílios, um panfleto informativo que irá auxiliá-los na separação do lixo. Os resíduos secos considerados recicláveis como, alumínio, isopor, latas, metais, papel, papelão, plástico e vidros serão recolhidos nas terças e quintas e repassados aos catadores de Ibiá, motivando a geração de renda. Já os resíduos orgânicos compreendidos por, borra de café, cascas de frutas e legumes, fezes de animais, restos de alimentos serão recolhidos ás segundas, quartas, sextas e sábados e levados para o aterro sanitário de Araxá, de acordo com o Consórcio AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto de Araxá).

Os moradores deverão disponibilizar o lixo para coleta nos dias e horários corretos. No momento da coleta, os funcionários da Prefeitura irão averiguar o lixo descartado e caso não corresponde à data correta, o mesmo não será recolhido.  


Outro fator importante é o descarte de lixo que não correspondem aos recicláveis e orgânicos como as lâmpadas comuns e fluorescentes, pilhas e baterias, que neste caso devem ser encaminhado para os Ecopontos. Os pneus devem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente e o lixo eletrônico será recolhido trimestralmente.


“Estamos realizando, com a destinação correta de toda a produção do lixo de nossa Ibiá, uma revolução histórica para garantir a política máxima de sustentabilidade do meio ambiente. Com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), um projeto contemplado pela FUNASA, aliada à recuperação das margens de nossos rios, tornaremos Ibiá uma cidade 100% ecológica”, disse o prefeito Hélio Paiva da Silveira (PP).


A partir de 2015 todos os municípios brasileiros deverão ter em funcionamento, um aterro sanitário e adotar o procedimento de coleta seletiva do lixo, atendendo uma determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305/2010), de autoria do Ministério do Meio Ambiente. 


Leia também:


댓글


ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page