O município chega a 42 mortes causadas pela doença. No momento 15 pessoas estão hospitalizadas.
A Prefeitura de Ibiá confirmou, no início da noite desta sexta-feira (11), a morte de mais uma ibiaense causada por complicações do novo coronavírus. A vítima é uma idosa de 92 anos. A morte ocorreu durante a tarde desta sexta-feira e seu corpo será sepultado na manhã de sábado (12). Seguindo o protocolo da covid-19, não haverá velório. Com isso, a cidade passa a contabilizar 42 óbitos causados pela covid-19. A taxa de letalidade da doença em Ibiá subiu para 2,05%.
Taxa de letalidade
Taxa de letalidade é a razão entre o número de mortes causadas por uma doença e o número total de indivíduos afetados pela mesma, em determinada área e durante certo período de tempo, ou seja, mede a porcentagem de pessoas infectadas que evoluem para óbito.
No caso de Ibiá, podemos dizer que, a cada 100 pessoas que contraem o vírus da doença, duas, provavelmente, irão evoluir para óbito.
De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, 15 pessoas estão hospitalizadas sendo, 8 internadas em leitos de enfermarias e 7 em Unidade de Terapia Intensiva. Outras 98 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar.
Desde o início da pandemia, o município já registrou 2.075 casos da doença, sendo que 1.920 conseguiram se recuperar. A cidade ainda conta com 48 pessoas com sintomas suspeitos da doença e aguardam resultados de exames em suas residências.
Vigilância não consegue atender tantas denúncias
O descumprimento de regras estabelecidas pelo município, com a finalidade de frear a contaminação do novo coronavírus em Ibiá, tem sido uma batalha árdua para os agentes da Vigilância em Saúde de Ibiá. O número de denúncias recebidas pelo órgão é imenso, a maioria delas para delatar festas com aglomerações. De acordo com o chefe da vigilância, Carlos Augusto Ribeiro, fiscais tentam atender a todas as denúncias, mas infelizmente não conseguem. Ele pede que as pessoas tenham consciência e obedeçam às normas sanitárias impostas pelo município.
No mês de maio, uma festa clandestina realizada em um rancho, localizado a cerca de 3 km de Ibia, acabou disseminando o vírus da doença e dezenas de pessoas se contaminaram.
Caso você tenha conhecimento ou presencie festas com aglomerações, faça uma denúncia para a Vigilância em Saúde, através do telefone 3631-3247.
Comments